Visitas e oficinas para família

360° à sombra Programa de Oficinas de Férias de Verão 2018

360° à sombra, imaginem!

Entre 2 e 13 de Julho, as melhores férias são nos Museus

2 a 6 de Julho

As manhãs são no Museu das Comunicações; as tardes são no Museu da Marioneta

9 a 13 de Julho

As tardes são no Museu da Marioneta

2 Julho

Museu das Comunicações (manhã)
O Museu em 360° – conhece as reservas, o arquivo e biblioteca da FPC, vamos conhecer o caminho que uma peça de museu faz quando aqui entra!

Museu da Marioneta (tarde)
Teatrinho de sombras- a partir de uma caixa de cartão, vamos todos contruir um teatro de sombras e as suas personagens.

3 Julho

Selos de além mar –
viagem à volta do mundo através de selos que nos mostram as culturas e criaturas de outros países. Os selos inspiram-nos para desenharmos um postal.

Marioneta XXL
– utilizando o nosso corpo como molde vamos construir uma marioneta articulada.

4 Julho

Fotógrafos desconhecidos –
Inspirados na exposição do artista Andrés Galeano, vamos procurar fotografias do nosso arquivo e montar as nossas próprias imagens com colagens.

O livro das silhuetas –
construindo um pequeno livro em cartolina vamos criar personagens para projetar na parede

5 Julho

Sombras do fundo do mar
– Os cabos submarinos do museu conhecem tudo sobre o fundo do mar, incluindo os locais mais escondidos. Preparados para conhecer este mundo?

Stop Motion
– construção conjunta de um filme de animação em sombras

6 Julho

Gravar em 360° –
Vamos gravar no estúdio de TV do museu e apresentar as nossas atividades durante a semana!

Sombras Mascaradas –
construindo uma máscara em cartolina e com ajuda de uma tela branca e luz, vamos pôr a nossa sombra a dançar.

9 Julho

Museu da Marioneta (tarde)
Mini Me – Click e tiramos uma foto, de seguida recortamos essa foto, juntamos as peças e construímos a nossa marioneta.

10 Julho

Pinturas que ganham vida
– a partir das personagens da exposição vamos construir as nossas marionetas de sombra

11 Julho

Autómatos –
utilizando vários materiais vamos criar uma marioneta articulada com diversos movimentos distintos na mesma figura.

12 Julho

Historias feitas de luz –
com uma pequena caixa de cartão e com diversas personagens, vamos projetar a nossa história numa parede branca.

13  Julho

Museu da Marioneta (tarde)
Lenda do imperador wu-ti após conhecerem uma história milenar sobre a origem das sombras chinesas, vão todos recriar a sua própria história.

Nota: programa sujeito a alterações

Público: crianças entre os 6 e os 12 anos

Preço: 7€ /sessão (manhã ou tarde)  |  14€/dia  |  30€ /semana (manhã ou tarde)  |  60€ por semana completa (manhã e tarde)
O pagamento das atividades é realizado nos respetivos museus.

2 a 6 Julho: 9h30 -17h30
O almoço pode ser trazido de casa ou adquirido na cafetaria do Museu das Comunicações.

9 a 13 Julho: 14h30 -17h30