Visitas e oficinas adultos

Curso de Teatro de Commedia dell’ Arte Direcção de Filipe Crawford

VER BROCHURA

A Escola da Máscara é um projecto, criado por Filipe Crawford em 1997, que funcionou até 2012 no Teatro Casa da Comédia, realizando um Curso Anual de Técnica da Máscara. Neste curso eram abordados os princípios e regras da representação com máscara e trabalhadas as máscaras Neutras, Larvares e Expressivas, as Máscaras de Commedia dell’Arte e as do Teatro de Bali. Após 2012 a Escola da Máscara deixou de poder funcionar na Casa da Comédia e realizou mais dois cursos anuais em espaços cedidos e alguns workshops pontuais. Agora, com o apoio do Museu da Marioneta, pretende-se retomar a actividade da Escola da Máscara que já formou centenas de actores. Para já, será realizado um primeiro Curso dedicado à Commedia dell’Arte, com a duração de três meses e uma apresentação final prevista para 29 de Maio de 2018.

A Commedia dell’Arte é um género teatral renascentista que surgiu no século XVI e teve o seu apogeu nos séculos XVII e XVIII, tendo-se difundido por toda a Europa, influenciando todo o Teatro Clássico Europeu. No século XX, este género teatral foi recuperado por alguns encenadores e Mestres de Teatro, como Jacques Copeau, Jacques lecoq e Ariane Mnouchkine, entre outros, em França e em Itália, sobretudo com a contribuição do Pícolo Teatro de Milão e a sua histórica encenação de “Arlequim, servidor de dois amos”. Considerada como uma arte de representação total, a técnica dos comediantes dell’arte serviu de pretexto para a criação de várias escolas de actores em toda a europa e no ocidente em geral, contando-se entre as mais conhecidas a Escola da Jacques Lecoq em Paris, ou a do Pícolo Teatro de Milão em Itália.

Nesta tradição, Filipe Crawford, discípulo da Mário Gonzalez, Ariane Mnouchkine e Ferruccio Soleri, entre outros mestres, fundou o seu projecto de uma escola de actores baseada nestas metodologias, que reuniu sob o nome de Técnica da Máscara.

A Técnica da Máscara trabalha a arte de representar do actor, inspirando-se nas grandes formas tradicionais do Teatro Ocidental, como o Teatro Grego Antigo e a Commedia dell’Arte renascentista, mas também nas contribuições contemporâneas da mímica moderna e nos teatros Orientais de referência, dos quais Bali é um exemplo.

Neste curso de Commedia dell’Arte serão abordadas as regras específicas da Técnica da Máscara através de exercícios preparatórios. Seguir-se-á a apresentação do género teatral da Commédia dell’Arte e das suas personagens tipo – Arlequim e Brighela, os Zani; Pantalone e Dotore, os Velhos; Polichinelo e Capitão, as atracções; Colombina, a Zanete, e por fim os dois pares de Apaixonados. Cada actor terá a oportunidade de trabalhar uma personagem tipo, com máscara ou sem máscara, e de a desenvolver através da improvisação. A parte final do curso será dedicada à elaboração de um guião – canovaccio – e a criação de Lazis – números cómicos – que culminarão numa apresentação final para o público de amigos e convidados.

Filipe Crawford

Filipe Crawford introduziu a metodologia da Técnica da Máscara em Portugal em 1987, realizando os primeiros cursos na Fundação Calouste Gulbenkian. Discípulo de Mário González, Ariane Mnouchkine e Ferruccio Soleri, entre outros mestres do teatro de máscaras, fundou a companhia teatral Meia Preta com alunos seus em 1989. Em 1995 funda a FC Produções Teatrais e em 1997 nasce o projecto Escola da Máscara. Desde 1987 que os seus Cursos têm sido realizados nas principais escolas de teatro do país e também no estrangeiro, nos países de língua Lusófona e em Itália e Espanha. Em 2001 cria o Festival Internacional de Máscaras e Comediantes que, a par da apresentação de espectáculos do género, tem acolhido a realização de Estágios de Máscaras dirigidos por mestres de renome internacional, como Carlo Boso, António Fava, Adriano Yourissevich entre outros já citados.

Ao longo da sua carreira encenou vários espectáculos de Commedia dell’Arte e de Máscaras para várias estruturas teatrais, sobretudo aquelas que formou, como “A História do Tigre” de Dario Fo, prémio Garrett em 1991, e “Cenas da Commédia dell’Arte”, Meia Preta 1993, “O Teatro Cómico” de Goldoni, para a Filandorra, 1997, “As Desventuras de Isabella” de Flaminio Scala, 2004, “Arlequim, Servidor de Dois Amos” de Carlo Goldoni, 2005, “Otário Doing em Portugal”, de Filipe Crawford e Filipe Abranches, 2005, “A Idade do Ouro” criação colectiva, 2009, “Os Três Capitães” criação colectiva, 2011, “A Ilha dos Deuses” – criação colectiva, 2012, todos estes últimos para a FC Produções Teatrais e, no último ano, “A última noite do Capitão” de Felipe Cabezas.

Curso de Teatro – Commedia dell’Arte
Direcção: Filipe Crawford

• Datas: 27 Fevereiro a 29 de Maio 2018
  • Duração: 30 horas
  • Horário: Terças-feiras, das 20h às 22h30
  • Apresentação Final: 29 de Maio 2018
  • Equipamento: Roupa preta confortável, ténis ou sapatilhas e uma meia de mousse collant para a calote.
  • 10 a 16 participantes. *Se as inscrições ultrapassarem o número máximo, poder-se-á abrir uma segunda turma, à quinta-feira, no mesmo horário
  • As inscrições estão sujeitas a apreciação prévia
  • Apoio: Museu da Marioneta