Espetáculos

FUSO 2017 Programa Cristiana Tejo

CRISTIANA TEJO
BANDEIRA BRANCA ENFIADA EM PAU FORTE

Este programa concentra-se no experimentalismo audiovisual do Recife, um dos mais antigos e prolíficos centros do Brasil, tendo como ponto irradiador a trajetória de Paulo Bruscky, artista multimídia pioneiro em várias frentes brasileiras incluindo a videoarte, a partir do final dos anos 1970. Suas obras em Super 8, vídeo e U-Matik são experiências com a própria linguagem do filme, comentários humorados sobre a questão da representação na arte e a cidade como object trouvée. Assim como ocorreu mundialmente, a produção inicial de videoarte trouxe um novo sopro de experimentação para a linguagem audiovisual que começava a se cristalizar por conta do apelo comercial. Neste sentido, é interessante notar que este foi um dos momentos de grande fertilidade do audiovisual, em que cineastas e artistas plásticos convergiam atenção e energia para a expansão das possibilidades estéticas da imagem em movimento. O programa faz um contraponto com o momento atual em que a produção fílmica de Pernambuco ganha novamente densidade e importância nacionais e o trânsito de linguagens volta a ocorrer de maneira intensa, mas trazendo novas questões de forma e de conteúdo. Os artistas escolhidos emergiram na primeira década de 2000 no Recife e afora mesclarem as fronteiras dos campos do cinema e das artes visuais, problematizam com grande potência questões políticas locais internacionalizando-as, a exemplo do direito à cidade e a luta de grupos sociais por visibilidade além dos clichês identitários.

• Paulo Bruscky (Brasil) – POEMA 1979 – super 8 transferido para digital 3’
  • Paulo Bruscky (Brasil) – Xeroxfilme: LMNUWZ, fogo! 1980 – super 8 transferido para digital 0’25’’
  • Paulo Bruscky (Brasil) – Xerofilme: aépta 1982 – super 8 transferido para digital 4’45’’
  • Paulo Bruscky (Brasil) – VIA CRÚCIS 1979 – super 8 transferido para digital 7’40’’
  • Gabriel Mascaro (Brasil) |Sonho de deriva, 2013, 5’
  • Jonathas de Andrade (Brasil) | O levante, 2012, 8’
  • Barbara Wagner e Benjamin de Burca (Brasil / Alemanha) | Faz que vai, 2015, 12’

Paulo Bruscky (Brasil) – Xerofilme: aépta 1982

Jonathas de Andrade (Brasil) | O levante, 2012, 8’

CRISTIANA TEJO (Brasil) é curadora independente e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães do Recife e curadora de arte contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco. Desde 1999 pesquisa o artista Paulo Bruscky sobre o qual escreveu Paulo Bruscky – Arte em Todos os Sentidos e curou diversas exposições entre elas a Sala Especial da X Bienal de Havana e artevida – arquivo, Rio de Janeiro, 2014. Contribui frequentemente para as revistas Select (São Paulo) e Terremoto (Mexico). Vive e trabalha entre Lisboa e Recife.

Consulte o programa completo FUSO 2017