Exposições

Monstra – Festival de Animação de Lisboa

Exposição dedicada ​aos 60 anos da Nukufilm Studio ​(Estúdio de animação de marionetas da Estónia)​, onde serão apresentados 8 sets de vários filmes da produtora​

A exposição concentra uma apresentação de filmes de animação usando marionetas, outras técnicas híbridas e abordagens. São filmes que mostram os seus bastidores, revelando ao espectador alguns dos sets de produção, passando pela pesquisa gráfica, produção de marionetas e acessórios, decorações ou storyboards.

A exposição integra ainda sets de filmes de stop motion portugueses.

A Nukufilm Studio produziu mais de 220 curtas-metragens, 2 longas, 1 documentário e inúmeros vídeos comerciais, tendo ganho centenas de prémios em festivais internacionais. Em 2013, a Nukufilm produziu a primeira longa-metragem em S3D, um filme em stop motion estereoscópico digital, “Lisa Limone e Maroc Orange”, realizado por Mait Laas, e apresentado no Festival Monstra na edição de 2015.

No Festival vão ser exibidos vários filmes desta produtora, entre eles “Maria and the 7 Dwarfs” (Maria e os 7 anões), realizado Riho Unt, uma estreia no nosso país.

Nesta exposição serão apresentados uma seleção de 15 sets de 8 filmes da produtora estónia ao longo destes 60 anos, assim como sets de três conjuntos de animadores portugueses de stop motion portugueses: “Pronto Era Assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, “Axl Rose” e “Cinegirasol”, de Bruno Caetano e Rui Telmo Romão e “Amélia e Duarte”, de Alice Guimarães e Mónica Santos.

Consulte ainda a programação completa da Monstra