Espetáculos

O BRAILE, UMA DANÇA ÀS CEGAS CIA PEQUOD / DUDA PAIVA (BRASIL)

A ideia por trás de O Braile, uma dança às cegas surge da experiência que a Cia PeQuod teve ao convidar vários coreógrafos cariocas para criarem quadros que só um boneco poderia executar.

Com o desejo de aprofundar esta nova vertente de pesquisa, a PeQuod viu Duda Paiva como um artista perfeito para estabelecer uma parceria e dar continuidade a uma pesquisa que busca criar uma conexão mais profunda entre objecto e manipulador, em prol do movimento poético e fluido.

Há vinte anos radicado em Amsterdão, na Holanda, Duda Paiva é um dos pioneiros de um novo conceito que mescla dança contemporânea e manipulação clássica de marionetas, usando o movimento e a voz como instrumentos narrativos dentro da coreografia. E é com essa técnica que ele une três bailarinos e um boneco – confeccionado pelo próprio Duda – para montar a coreografia de “O Braile, uma dança às cegas”. O ponto de partida para esta coreografia partiu da observação dos limites impostos pela redução de um sentido tão importante como a visão, estimulando uma percepção mais aguçada do mundo e atravessada por emoções intensas.

A Cia PeQuod é uma companhia carioca que se dedica ao teatro de animação e que aposta na interseção de linguagens. Desde a sua fundação, a companhia vem aprofundando experiências que têm refletido uma aproximação entre o cinema, o teatro, a cultura pop contemporânea. Em 2013, ao iniciar a pesquisa para seu último espectáculo, a companhia aproximou-se com êxito da dança contemporânea.

No final do espectáculo, há uma breve conversa com os artistas e espaço para todas as questões: o que acharam do espectáculo? Quais as principais sensações provocadas? Que aspectos do espetáculo mais chamaram a atenção? Porquê? Foi como esperavam?

Intercâmbio Cia PeQuod & Duda Paiva Company
Supervisão Geral: Miguel Vellinho | Coreografia: Duda Paiva |

Elenco: Liliane Xavier, Mariana Fausto e Miguel Araújo | Iluminação: Renato Machado | Luz: Pablo Cardoso | Som: Raquel Botafogo / Miguel Vellinho | Produção: Liliane Xavier e Lilian Bertin | Assistência de Produção: Luciano Borges | Preparação Corporal e assistência de direcção: Raquel Botafogo | Registro Videográfico: Vitor Damasceno | Realização: Cia PeQuod

Ciclo MARIONETAS E OUTRAS FORMAS DE ENCANTAR