Visitas e oficinas adultos

Zen in the Art of Puppetry Bernd Ogrodnick

Masterclass centrada nas diferenças de relacionamento entre manipulador, marioneta e público e naquilo que os une.

A ideia-chave é que o marionetista é um prestador de serviços, cuja missão é transmitir ao público uma ideia, história ou conceito específico, com o objectivo de divertir e entreter, educar, apoiar e /ou inspirar. Nesta masterclass, os participantes irão explorar ferramentas e técnicas que os ajudarão a alcançar esses objectivos.

A arte de um marionetista consiste em dar vida a um objecto (chamado marioneta), de forma a que o público acredite que o objecto está, de facto, vivo. Para isso, o marionetista projecta no objecto a sua força vital, estendendo a sua própria energia ao objecto: como a espada de um samurai ou o violino do músico, a marioneta torna-se uma extensão da energia do manipulador.

De onde vem a energia para dar vida a uma marioneta e como se transfere para o público? A exploração da respiração, consciência, movimento e equilíbrio ajudará a encontrar algumas respostas.

Esta formação de Bernd Ogrodnick combina teoria e exercícios, propondo aos marionetistas um olhar refrescante sobre as questões centrais da sua arte.

Bernd Ogrodnik é Master Puppeteer no National Theater of Iceland, e co-fundador e Director Artístico da companhia “Worlds of Puppets”; o seu trabalho é apresentado regularmente nos palcos de todo o mundo (Europa, Ásia, Médio-oriente, América), em cinema e em televisão.

Bernd Ogrodnik foi responsável pela construção e manipulação das marionetas
no premiado filme Strings (Cordas).

Zen in the Art of Puppetry  | por Bernd Ogrodnick
Museu da Marioneta | 23 Setembro, 15h00-18h00 | adultos | €50 (idioma da formação: inglês)

• A masterclass só se realizará com um mínimo de 5 inscrições
  • Número máximo de 15 participantes