Henrique Delgado: Contributos para a história da marioneta em Portugal

Henrique Delgado (1938-1971) constitui um caso ímpar na história do Teatro de Marionetas em Portugal. A sua investigação foi extremamente importante e vital para o estudo e conhecimento desta arte, uma verdadeira referência, sem a qual se teria perdido um conjunto de informações fundamentais para a análise do teatro de marionetas português. Infelizmente, a sua morte prematura impediu a continuação deste trabalho. O seu estudo foi maioritariamente desenvolvido no final dos anos sessenta e inícios de setenta, numa época de transição, em que os antigos ‘bonecreiros’ tradicionais portugueses estavam a desaparecer. Realiza viagens por todo o país e procura o contacto com todos os marionetistas, entrevistando-os e mostrando a sua arte ao público. Casos paradigmáticos são os seus artigos sobre Manuel Rosado, Joaquim Pinto ou os Bonecos de Santo Aleixo. Esta divulgação é feita em revistas e jornais da época, principalmente na revista Plateia, na qual terá uma secção de nome Bonifrates. Paralelamente desenvolve artigos sobre a história do teatro de marionetas ou o perfil de vários marionetistas que desenvolviam projectos artísticos e pedagógicos, para além de entrevistas a marionetistas estrangeiros que actuavam em Portugal, como, por exemplo, Philippe Genty. Estabelece e mantém correspondência com os mais importantes marionetistas e investigadores mundiais do teatro de marionetas, como A. R. Philpott ou George Speaight, entre outros, e artigos de sua autoria são publicados em diversas revistas e jornais estrangeiros. O que permitiu a divulgação internacional do teatro de marionetas português, à época muito pouco conhecido. No plano artístico irá colaborar activamente no grupo Robertoscope da Casa do Pessoal da Companhia das Águas de Lisboa e cria a sua própria companhia, o Teatro Lilipute. A presente edição tem como objectivo coligir o trabalho de Henrique Delgado que se encontrava disperso em inúmeros jornais e revistas.

Henrique Delgado (1938-1971) constitui um caso ímpar na história do Teatro de Marionetas em Portugal. A sua investigação foi extremamente importante e vital para o estudo e conhecimento desta arte.