Olh’Ó Rrrrroberrrrto!

No dia Mundial da Marioneta…
os Robertos vão de Metro!

Estação de Metro da Baixa-Chiado, 21 Março, 17h00 » apoio do Metropolitano de Lisboa

Dia Internacional da Marioneta… com robertos

• Bonecreiros: Sara Henriques e Vitor Manuel Costa
  • Estação de Metro da Baixa-Chiado, 21 Março, 17h00
  • Entrada Livre

Em Portugal chamam-se Robertos aos fantoches de luva e Roberto é também o protagonista da maioria das suas histórias. Até meados do século XX, era comum encontrarem-se robertos e as suas coloridas barracas nas ruas, praças, jardins e praias de todo o país. De carácter essencialmente popular, o repertório do teatro de robertos era composto por textos de tradição oral, de sabor popular, com direito a muito improviso. Novos e velhos, crianças e adultos, assomavam aos primeiros sons agudos da palheta, prontos a deliciarem-se com os episódios cómicos que aqueles bonecos protagonizavam com ritmo e destreza.

No final do século, esta forma teatral estava quase esquecida. Foi João Paulo Seara Cardoso, do Teatro de Marionetas do Porto, que primeiro percebeu a necessidade de preservar os Robertos, aprendendo a arte com o marionetista António Dias, ainda em actividade nos anos 80.

Hoje, em Portugal, há de novo uma família de bonecreiros que percorre o país com os seus ‘actores de palmo e meio’, as suas guaritas e a sempre característica voz de palheta.

Para preservar a arte, o Museu da Marioneta propôs a inclusão do Teatro Dom Roberto no Inventário Cultural do Património Cultural Imaterial Nacional. Importa não só preservar as marionetas e as estruturas físicas que lhe estão associadas, mas também todo o saber-fazer que os marionetistas podem transmitir: o ritmo de representação e de manipulação, com os seus truques específicos, a utilização da palheta, o modo de interacção com o público. É também com este objectivo de divulgação e salvaguarda que o Museu da Marioneta apresenta regularmente espectáculos de Robertos.

Em 2019, o Museu da Marioneta propõe um novo Ciclo de Robertos, com mais uma maratona com todos os bonecreiros. E espectáculos no Metro de Lisboa, que se associa assim à grande comemoração do Teatro de Robertos.

• Dia Mundial da Marioneta… com robertos
    Bonecreiros: Sara Henriques e Vitor Manuel Costa