Os animais saem da caixa | exposição paralela

Enquanto se preparava a nova exposição temporária ANIMAIS – coleção Museu da Marioneta | coleção Francisco Capelo, nas férias de verão, durante dez dias consecutivos, 20 crianças dos 6 aos 12 anos criaram uma marioneta ou máscara oriunda de alguma parte do mundo, inspirada nas peças do museu.

Todos os dias uma diferente. Do Carnaval de Barranquilha, na Colômbia, a África, mais especificamente o Mali, cruzámos oceanos, palmilhámos aldeias e feiras, atravessámos a Europa, viajámos até Java, na Indonésia. Sempre sem sair do Museu! Os participantes ficaram a saber que marionetas e máscaras se utilizam de várias maneiras e aprenderam várias técnicas de construção e manipulação enquanto experimentaram como se podem fazer  máscaras e marionetas, com simbolismos vários ligados a manifestações ritualísticas, festivas, teatrais.

As peças criadas nas oficinas de verão, de 11 a 22 de julho, estão em exposição em vários espaços do Museu, incluindo o circuito da exposição permanente. Tal como as que as inspiraram, as novíssimas máscaras e marionetas mostram como humanos e animais são indissociáveis e também ficam até 27 de novembro.