Sala Sogobò

Há sete novas peças para descobrir no Museu da Marioneta. Oriundas do Mali, estas máscaras e marionetas pertencem à Coleção Francisco Capelo.
Chegaram ao Museu em julho, para a exposição ANIMAIS, mas acabaram por ficar, integrando o circuito expositivo permanente do Museu.

A sala onde podem ser vistas foi renovada e reabre agora com o nome de Sala Sogobò, um ritual praticado no Mali, sobretudo na região de Ségou.
Sogobò significa “saída” ou “revelação dos animais” e engloba um conjunto de performances com máscaras e marionetas de vara, esculpidas em madeira e integradas num corpo em tecido ou palha, que pode ser “vestido” pelo manipulador.

Todas as peças da Sala Sogobó pertencem à Coleção Francisco Capelo. Foram adquiridas no início do século XX durante as viagens do colecionador ao Mali.

Iniciamos o ano com mais uma boa razão para nos visitar no Museu da Marioneta.