Maio, o mês dos Museus

Desde 1977 que a 18 de maio se celebra o Dia Internacional dos Museus. Anualmente, o ICOM, Conselho Internacional dos Museus, propõe um tema para pensarmos e trabalharmos juntos.

Museus, Sustentabilidade e Bem-estar é o tema deste ano. No Museu da Marioneta comemoramos com entrada gratuita no dia 18 de maio e uma programação especial durante todo o mês:

DE CONVENTO A MUSEU | Visita

Visita orientada pela equipa do Serviço Educativo do Museu.
6 de maio às 10h30
5,00€ (inclui visita livre ao Museu)
Formulário de inscrição.

De convento a museu, do sagrado ao profano: a história surpreendente do Convento das Bernardas desde a sua fundação. Convento de clausura, colégio, cineteatro, morada de gentes ligadas à faina no Tejo, alberga atualmente uma das melhores coleções de marionetas e máscaras do mundo.

ORPHEUS | Teatro

O terceiro espetáculo de uma tetralogia concebida pelo Teatro da Cidade e inspirada nas Metamorfoses, escritas por Ovídio há mais de 2000 anos.
Uma coprodução do Museu da Marioneta, no âmbito do Plano Nacional das Artes, para a Bienal Cultura e Educação 2023.

De 13 a 21 de maio
Com sessões de manhã, à tarde e à noite
7,50€ (5,00€ com desconto aplicável profissionais do espetáculo, maiores de 65 anos e estudantes até aos 25 anos)
Bilhetes disponíveis.

Orpheus conta-nos a história de um jovem que, ao ouvir um som misterioso, decide ir à procura da sua origem, numa viagem ao longo da qual se transforma na figura mitológica de Orfeu.
Confrontado com duas identidades – a sua e a da personagem que agora o habita – surpreende-se com o poder de encantar todas as coisas animadas e inanimadas, acalmar os mares, os animais ferozes, encantar rochas e árvores, graças à sua música. Descobre também que é dentro de si que nasce essa melodia.
Na procura da sua identidade, embarca na expedição de Orfeu: entrar no Reino das Sombras em busca de Eurídice, para a trazer de volta ao reino dos vivos. Neste percurso, vai confrontar-se com uma das missões mais difíceis para o ser humano: confiar no desconhecido.
A partir da história de Orfeu e Eurídice, inspirado no teatro de sombras, e pensado para os mais novos, este espetáculo revisita o mito original para explorar os temas da identidade e autoconhecimento através da narrativa mitológica.

REDONDA | Instalação

Instalação temporária, concebida por Teodora Boneva.

18 e 19 de maio
das 10h30 às 17h00
Com intervenções performativas pela autora às 15h30
Incluído no bilhete do Museu.

Uma instalação de objetos, inspirada no conceito de Gabinete de Curiosidades, com origem na época do Renascimento que designa um lugar onde se colecionava uma multiplicidade de objetos  e precede ao conceito contemporâneo de Museu.
Baseada na obra O mundo é redondo de Gertrude Stein, esta instalação foi concebida no âmbito do Dia Internacional dos Museus.
Destinada ao público infantojuvenil, explora os conceitos de identidade e individualidade.

MUSEU ANDANTE | Oficina

Oficina de construção de marionetas, orientada pela equipa do Serviço Educativo.
20 de maio, 10h30
Incluído no bilhete do Museu.

Será que um Museu tem pernas para andar? Vem construir o teu Museu imaginário, fazendo dos teus dedos a técnica de manipulação desta marioneta.
Na celebração do Dia Internacional dos Museus, apelamos à sustentabilidade, reutilizando materiais do dia-a-dia.
Prontos para mais uma grande construção?

À DESCOBERTA DAS MARIONETAS | Visita

Visita orientada à exposição permanente, pela equipa do Serviço Educativo do Museu.
20 de maio, 14h30
5,00€
Formulário de inscrição.

O que é uma marioneta? Quais as suas manifestações culturais? Onde a podemos encontrar? À descoberta das marionetas é uma visita orientada entre o Oriente e o Ocidente, passando por várias partes do mundo ligadas ao teatro de marionetas. Nesta visita, vamos conhecer a importância, a intemporalidade e os diferentes tipos de marionetas, através das suas diversas funções e manifestações culturais.

MANHÃ CRIATIVA: MARIONETA EM METAMORFOSE | Oficina

Manhã Criativa é uma Oficina de construção de marionetas que decorre no último domingo de cada mês.
Orientada pela equipa do Serviço Educativo do Museu, é pensada para um adulto e uma criança maior de 6 anos.
28 de maio, 10h30
6,00€ (1 adulto + 1 criança)
Formulário de inscrição.

M de Maio, M de Museu, M de Marioneta, M de Metamorfose.
Esta é a atividade perfeita para quem gosta de grandes transformações e, mais especificamente, de materializar ideias.
Vem celebrar o mês dos Museus, ao criar uma Marioneta através dos teus desenhos.
Uma maneira de abordar as metamorfoses através da tua imaginação.