NO MUSEU COM OS ROBERTOS

Conhecer ou relembrar o mundo das marionetas portuguesas – uma visita ao Museu da Marioneta para adultos, centrada na tradição dos bonecreiros portugueses.

Quando pensamos em bonecreiros populares, surge-nos a imagem romântica da típica barraca de fantoches montada nas praias ou jardins, mas a realidade popular portuguesa era mais rica: verdadeiros empresários de teatro atravessavam o país de norte a sul com os seus pavilhões ambulantes, onde apresentavam espectáculos com marionetas de luva e de fios. O improviso dos seus textos permitia-lhes satirizar costumes e hábitos, fazendo crítica social e política, sendo, por isso, frequentemente perseguidos pela polícia.

Nomes como Faustino Duarte, Joaquim Pinto, Henrique Duarte e Manuel Rosado são incontornáveis no panorama dos marionetistas populares portugueses, mas há mais…

| 6 > 25 participantes | datas e horários sob marcação e sujeitos a disponibilidade | preços válidos para grupos não-escolares