Da Escola Superior de Educação de Lisboa para o Museu: um projecto internacional de formas animadas

O Museu da Marioneta recebe, em estreia nacional, dois exercícios-espectáculos relacionados com as abordagens curriculares e com os projetos finais de pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx): Reflexos de Dissoxi e Paisagem da memória

No mesmo dia, durante a tarde, decorre ainda uma masterclass sobre marionetas dirigida por Isabel Barros, professora da pós-graduação e diretora do Teatro de Marionetas do Porto.

Dia 17 Fevereiro, entrada livre

SABER MAIS

Em outubro de 2017, a Escola Superior de Educação de Lisboa – tendo em conta a sua oferta formativa na área das marionetas, especialmente a Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas – foi a escola europeia convidada do INCANTI – Festival Internacional de Marionetas de Turim (Itália). A participação da ESELx incluiu dois exercícios-espetáculos, Reflexos de Dissoxi e Paisagem da memória, de diversos modos relacionados com as abordagens curriculares e com os projetos finais, os quais se apresentam, pela primeira vez em Portugal, no Museu da Marioneta. No mesmo dia e no mesmo local, decorre também uma masterclass sobre marionetas, com Isabel Barros, professora da Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas (PGMFA) e responsável artística por um dos exercícios-espetáculos, bem como diretora do Teatro de Marionetas do Porto, companhia que comemora 30 anos de atividade em 2018.

A PGMFA, iniciada em 2015, tem a duração de dois semestres: o primeiro, inclui unidades curriculares de formação corporal e vocal, de história e estética do teatro de marionetas, de dramaturgia, de experimentação laboratorial de técnicas de construção e de manipulação e de criação de espetáculo; o segundo, é maioritariamente dedicado à conceção e concretização de projetos. O corpo docente do curso, para além dos professores e investigadores da ESELx, integra programadores, produtores, directores de festivais internacionais e criadores das mais diversas áreas de especialidade que o universo das marionetas engloba, incluindo actores, actores-manipuladores, encenadores, coreógrafos, cenógrafos, figurinistas, aderecistas, bem como, entre outros, historiadores do teatro de formas animadas, alguns dos quais provenientes de universidades que, não dispondo atualmente de oferta formativa neste campo, têm uma longa tradição nesta área dos estudos de teatro.

A ESELx, uma das oito escolas do Instituto Politécnico de Lisboa, é, tradicionalmente, uma instituição de formação de educadores de infância e de professores do ensino básico. Nos últimos cerca de quinze anos, tem vindo a alargar o espectro da sua oferta formativa também aos contextos educativos não formais e informais, em especial às áreas da intervenção social, da mediação cultural e das artes. Alguns dos seus cursos assentam em linguagens artísticas performativas, em particular no teatro: o Mestrado em Educação Artística, com especializações em Teatro e em Artes Plásticas; a Pós-graduação em Animação de Histórias; e a Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas. Estes cursos são, em geral, frequentados por criadores de várias áreas artísticas, docentes e outros profissionais que medeiam os domínios das artes e da educação.

A ESELx dispõe de um corpo docente altamente qualificado e está integrada em redes internacionais de investigação e cooperação, desenvolvendo parcerias com entidades públicas e privadas, incluindo algumas das mais relevantes estruturas culturais do país. As singularidades desta escola – de Educação, mas cada vez mais aberta a todas as áreas do conhecimento, em especial às artes – têm atraído estudantes de toda a Europa, sobretudo em mobilidade ao abrigo do programa Erasmus.