Mãos por um fio

O que pode fazer um museu de portas fechadas? Pode manter contacto com o público e continuar a apoiar os criadores da sua área. Pode aproveitar o ritmo mais lento para ouvir e dar a ouvir. Em 2021, entre confinamentos e muitas restrições, uma equipa do Museu da Marioneta não parou, saiu para a estrada e foi ouvir marionetistas portugueses em atividade. Nos primeiros episódios da série Mãos por um fio há máscaras, distância de segurança, marcas de cuidados desse tempo. Mas há também as histórias de Delphim Miranda, Isabel Barros e Marcelo Lafontana: como vêem a arte da marioneta e como viviam nestes dias.

Na segunda temporada desta série, manteve-se o objetivo de escutar e documentar o que contam na primeira pessoa marionetistas e companhias de marionetas. Mãos por um fio é um projeto do Museu da Marioneta, iniciado em 2020 para guardar as memórias do passado com os olhos postos no futuro.

Veja aqui os vídeos da primeira temporada, com os marionetistas Isabel Alves, Delphim Miranda e Marcelo Lafontana.

Brevemente disponíveis os filmes da segunda temporada.

Produção e Locução
Susana Alves