Museu

A Acontecer

Oficinas

23 de Setembro, 15H00 | 24 de Setembro, 15H00

Convento de porta a porta

Há teatros de marionetas grandes e pequenos, simples e complicados, mirabolantes ou bem assentes no chão. No Museu da Marioneta,…

+4 anos | Famílias

Saber Mais

Há um museu em Lisboa a contar histórias. Um museu ao serviço de todos os públicos, de todas as idades, que apoia e promove este campo específico da arte e do teatro, a sua história e o seu carácter inovador e contemporâneo. Museu da Marioneta, um mundo de histórias.

O Museu da Marioneta é o primeiro museu nacional inteiramente dedicado ao universo da marioneta, à sua história e interpretação e à divulgação do teatro de marionetas.

As colecções do Museu da Marioneta são constituídas por distintas tipologias de máscaras e marionetas, oriundas das diferentes partes do mundo e ilustrativas das mais variadas formas de manipulação: marionetas de luva, marionetas de fios, sombra e máscaras, entre outras.

Para além do circuito permanente e de exposições temporárias, o Museu da Marioneta aposta na sua forte relação com as artes performativas, promovendo regularmente espectáculos de marionetas e formas animadas e apoiando festivais na área da marioneta.

O Museu desenvolve uma extensa e consolidada actividade de serviço educativo, funcionando como uma plataforma de comunicação e interpretação entre a colecção e os diversos públicos: visitas guiadas e ateliers para escolas, workshops para adultos, manhãs criativas para famílias.

O Museu da Marioneta disponibiliza ainda um centro de documentação especializado, constituído por fotografias, cartazes, documentação diversificada e registos videográficos, aberto ao público, mediante marcação prévia.

Missão

Constitui a missão do Museu o conjunto de actividades inerentes à recolha, manutenção, conservação, investigação, exibição e divulgação do teatro de marionetas, a marioneta e a sua história, sendo o seu objectivo a difusão do seu conhecimento e aprendizagem, fomentando a actividade nesta área específica, informando, formando, educando e divertindo o público que o visita.

História

O Museu da Marioneta foi criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de São Lourenço. Em 2000, a falta de apoios ou subsídios institucionais comprometeram a viabilidade económica e a manutenção desse projecto, mas a importância do acervo levou a Câmara Municipal de Lisboa, através da empresa municipal EGEAC, a celebrar um acordo com a proprietária da colecção original, o que permitiu a manutenção do museu e a sua transferência para o Convento das Bernardas, um espaço com as condições de dignidade que merece.

Desde 2001, o Museu da Marioneta está instalado no Convento das Bernardas, no Bairro da Madragoa, no centro de Lisboa.

Convento das Bernardas

Localizado no antigo Bairro do Mocambo (actual Madragoa), o Convento das Bernardas teve a sua génese em 1654 no Recolhimento de Santa Madalena, em cujas casas se instalaram as religiosas. Fechada a clausura a 6 de Janeiro de 1655, as obras do edifício arrastaram-se durante todo o século XVII, estando concluídas apenas em 1708.

Por ocasião do grande terramoto, em 1755, o edifício é quase completamente destruído (ainda que sem mortes a registar) e as religiosas instaladas, primeiro, numa quinta ao Campo Pequeno e, em 1769, em Setúbal, em propriedades que D. José lhes comprou para o efeito.

O Convento é reconstruído seguindo os preceitos do original, sob orientação do arquitecto Giacomo Azzolini, e é reocupado entre 1786 e 1850, altura em que as únicas três religiosas pediram para ser instaladas em outros conventos da mesma ordem.

O edifício é adquirido em 1850 por Joaquim Lopes Câmara que aí instala um Colégio. Sucedem-se as ocupações, de Liceu Politécnico, a sala de cinema e espectáculos, sede de filarmónica, carpintaria, sendo habitacional a sua última função.

Depois de décadas com problemas de salubridade, sobrelotação e conservação, a Câmara Municipal de Lisboa adquire o imóvel em 1998. No antigo Convento foram então realojadas 34 famílias e instalados um restaurante, a colectividade de bairro e o Museu da Marioneta, apresentando-se como um espaço dinâmico, multi-funcional e dinamizador da vivência de um dos bairros mais característico da cidade.

Visita

A exposição permanente do Museu pretende mostrar marionetas de todo o mundo, viajando, por isso, de continente em continente, para mostrar as mais relevantes manifestações do teatro de marionetas. Começa na Ásia e, depois de uma passagem pela tradição europeia, passa pela África, pelo Brasil e pelo México, para regressar e terminar em Portugal. É também uma viagem no tempo, apresentando as tradições mais antigas do teatro de máscaras e marionetas, bem como marionetas de criação contemporânea.

É de referir o apoio e envolvimento do colecionador Francisco Capelo, a quem pertence uma parte do espólio do Museu da Marioneta, nomeadamente de máscaras e marionetas asiáticas e africanas.

A melhor colecção de máscaras e marionetas: descubra o Museu da Marioneta.

Visita Virtual

Clique na imagem para aceder à visita virtual.

Visita Virtual Museu da Marioneta