Festivais

“A COMMEDIA DELL' ARTE” – ANTÓNIO FAVA ESTÁGIO

Orientador: Antonio Fava
Horário: 2ª a 6ª – 10h30/13h30 e 15h00/18h00Duração: 27/08 a 9/09 (apresentação final) – total de 60 horasNº máx. participantes: 24
Com o surgimento da Commedia dell’Arte na Itália do séc. XVI e com a sua posterior difusão e adaptações por toda a Europa, assiste-se a uma viragem importantíssima na história do teatro ocidental: com a Commedia, o teatro ritualista e regionalista torna-se uma profissão (arte), nasce o novo actor, depositário da ciência da representação. Nasce, portanto o Teatro Moderno.Retomada hoje em dia, a Commedia dell’Arte, revela-se uma disciplina rigorosa, da qual a prática e o conhecimento são indispensáveis àqueles que pretendem fazer do teatro uma escolha profissional.Actores profissionais que pretendem actualizar-se, alunos das Escolas de Arte Dramática, estudantes das disciplinas de Artes do Espectáculo, serão os destinatários deste estágio.
CONTEÚDOS DO CURSO:A máscara: uso e significadoPersonagens tipo: Velhos, Apaixonados, Zannis, Capitães e as suas variantes principais.Funções das personagensGestualidade e comportamento das personagensOs lazzisAcrobacias cómicas
As aulas exploram três áreas: Técnica, Improvisação e GuiãoO dia de trabalho de 6 horas úteis será dividido da seguinte forma:1h30 de Gestualidade e uso da máscara1h30 de Improvisações sobre temas dadosAs restantes 3 horas serão divididas entre a preparação do guião e a representação do mesmo
Ciclo: VI Festival Internacional de Máscsras e Comediantes