Visitas e oficinas para família

Coelhos e Robôs chonés Férias de Pascoa nos Museus

Parece que com a visita da Ovelha Choné ao Museu da Marioneta, até os coelhos da páscoa se puseram em fuga.

Fiquem a conhecer a magia dos estúdios Aardman, criadores dos filmes de animação A Fuga das Galinhas, A Ovelha Choné e Wallace and Gromitt e aprendam técnicas de animação e de contar histórias fantásticas.

Os Robôs do Museu das Comunicações também ficaram chonés e esqueceram-se das coisas mais simples – andar, correr, dançar! Para ensinarem os robôs do museu a fazerem diversas acções, vão usar programação com blocos, emojis e Scratch.

Tanto na animação como na programação, terão de se sentar na cadeira do “realizador”. Prontos para o desafio?

Férias da Páscoa nos Museus // As oficinas de férias destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos e resultam de uma parceria entre o Museu da Marioneta e o Museu das Comunicações. As manhãs são no Museu das Comunicações e as tardes no Museu da Marioneta.

• Museu das Comunicações (manhã) / Museu da Marioneta (tarde)
  • 8 a 12 Abril, 9:30 – 17:30
  • 7€ por sessão (manhã ou tarde) ou 14€ dia todo // 30€ por semana (manhã ou tarde) ou 60€ por semana (manhã e tarde) // o pagamento das atividades é realizado nos respetivos museus.
  • O almoço pode ser trazido de casa ou adquirido na cafetaria do Museu das Comunicações.
  • Inscrição prévia para museu@fpc.pt ou 213 935 177

Programa // tardes no Museu

8 Abril

Manhã (Museu das Comunicações)

Caça aos ovos robótica // A Casa do Futuro tem ovos da páscoa escondidos e terás de ajudar os robôs a encontrá-los. Qual será o robô a encontrar mais ovos?

Tarde (Museu da Marioneta)

Kitscópio // Já ouviram falar de taumatrópios, fenascistocópios, zootrópios, praxinoscópios e coposcópios e outros quantos ostoscópocópios? venham aprender mais sobre estes objectos ópticos centenários que deram origem às máquinas fotográficas e de filmar com que tanto gostamos de brincar.

9 Abril

Manhã (Museu das Comunicações)

Robô Sabichão // Os nossos robôs adoram jogos de desafios. Vamos testar os teus conhecimentos num jogo em que o peão é o robô

Tarde (Museu da Marioneta)

Sombras e animação Voltar atrás no tempo, ver filmes a preto e branco, é uma maneira de prestar homenagem a Lotte Reigner, artista pioneira em filmes com marionetas de sombra. Vamos construir um pequeno teatro cheio de magia, com cenários e marionetas de sombraTarde (Museu da Marioneta)

10 Abril

Manhã (Museu das Comunicações)

A Mala-Posta ganhou vida com o Scratch // O museu tem muitas personagens que querem ganhar vida mas não sabem o que fazer. Passo a passo vamos ensinar-lhes as coisas mais simples como andar, falar e dançar

Tarde (Museu da Marioneta)

Caixa contadora de histórias // Uma mini caixa como uma narrativa infinita, onde poderão desenhar numa película gigante para contar todas as histórias. No final é só rebobinar o filme e ver tudo de novo…

11 Abril

Manhã (Museu das Comunicações)

Eu penso, o Robô dança! //Vamos pensar em coreografias e pôr os robôs a dançar as nossas ideias. Nesta oficina de expressão e comunicação aprende-se a controlar robôs enquanto se dança ao ritmo de músicas divertidas.

Tarde (Museu da Marioneta)

Expressões animadas // Neste dia, a animação é outra. Trabalhar as expressões é a parte mais complicada das personagens de qualquer filme de animação.  Vamos criar a mascára das 1001 expressões!

12 Abril

Manhã (Museu das Comunicações)

Robô TV // Depois de uma semana a programar e a controlar os robôs do museu, está na hora de apresentares o teu preferido e as suas características num programa de televisão sobre o futuro da tecnologia

Tarde (Museu da Marioneta)

Animar a marioneta // Sabem qual o material usado para a construção da ovelha Choné? E no Wallace and Gormitt? Fuga das galinhas?  Vamos explorar tudo isso, os dotes artísticos de cada um e dar vida às marionetas de plasticina: preparados, pequenos realizadores?!