Visitas e oficinas para família

A fuga do coelho choné Férias de Pascoa nos Museus

Nestas férias da Páscoa, as palavras-chave são STOP, CLICK AND MOTION

Com a visita da ovelha choné ao Museu da Marioneta, vamos dar de fuga com as galinhas e conhecer todo o universo dos estúdios Aardman. Vamos explorar e criar objectos ópticos que permitem dar movimento aos nossos desenhos.  É só procurar o coelhinho choné e gritar – ACÇÃO, é dia de ANIMAÇÃO

As oficinas de férias destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos e resultam de uma parceria entre o Museu da Marioneta e o Museu das Comunicações. As manhãs são no Museu das Comunicações e as tardes no Museu da Marioneta.

• Museu das Comunicações (manhã) / Museu da Marioneta (tarde)
  • 8 a 12 Abril, 9:30 – 17:30
  • 7€ por sessão (manhã ou tarde) ou 14€ dia todo // 30€ por semana (manhã ou tarde) ou 60€ por semana (manhã e tarde) // o pagamento das atividades é realizado nos respetivos museus.
  • O almoço pode ser trazido de casa ou adquirido na cafetaria do Museu das Comunicações.
  • Inscrição prévia para museu@fpc.pt ou 213 935 177

Programa // tardes no Museu

8 Abril, Kitscópio

Já ouviram falar de taumatrópios, fenascistocópios, zootrópios, praxinoscópios e coposcópios e outros quantos ostoscópocópios? venham aprender mais sobre estes objectos ópticos centenários que deram origem às máquinas fotográficas e de filmar com que tanto gostamos de brincar.

9 Abril,  Sombras e animação

Voltar atrás no tempo, ver filmes a preto e branco, é uma maneira de prestar homenagem a Lotte Reigner, artista pioneira em filmes com marionetas de sombra. Vamos construir um pequeno teatro cheio de magia, com cenários e marionetas de sombra

10 Abril, Caixa contadora de histórias

Uma mini caixa como uma narrativa infinita, onde poderão desenhar numa película gigante para contar todas as histórias. No final é só rebobinar o filme e ver tudo de novo…

11 Abril, Expressões animadas

Neste dia, a animação é outra. Trabalhar as expressões é a parte mais complicada das personagens de qualquer filme de animação.  Vamos criar a mascára das 1001 expressões!

12 Abril, Animar a marioneta

Sabem qual o material usado para a construção da ovelha Choné? E no Wallace and Gormitt? Fuga das galinhas?  Vamos explorar tudo isso, os dotes artísticos de cada um e dar vida às marionetas de plasticina: preparados, pequenos realizadores?!