Visitas e oficinas para família

A MONSTRA E A CIDADE Radostina Neykova + Ekaterina Kuricheva

Realização de uma curta animação a partir de MONSTRAS criadas pelos participantes e fotos da cidade de Lisboa.

Uma formação da MONSTRA – festival de animação de Lisboa, realizada ao ar livre, nos claustros do Museu da Marioneta. Sessão em inglês e português.

Radostina Neykova é licenciada pela National Academy for Theatre and Film Arts com um MFA em Realização de Animação e Cinema. Doutorou-se em 2005.

Professora associada no Instituto de Estudos Artísticos da academia Búlgara de ciência, sendo também secretária científica do mesmo instituto. Como professora, ensina “dramaturgia do filme de animação” e “técnicas de animação” na Academia Nacional para o teatro e artes do cinema “Kr. Sarafov”.

É realizadora de curtas de animação premiadas e ilustradora de livros para a infância. Radostina é ainda autora de duas monografias “Contemporary cinema for children” e “Comics on contemporary screen” tendo sido também a autora de mais de 50 publicações académicas na área dos filmes animados e da banda desenhada.

Para além de tudo, orienta também oficinas de animação para crianças na Bulgária, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Rússia, Macedónia e Alemanha.

Ekaterina Kuricheva nasceu numa família de fotógrafos em Samara, Rússia. Tem uma especialização de Professora-Psicóloga, realizada após a sua formação na Samara State Academy of Economics.

Em 2009, Ekaterina abriu seu próprio estúdio de desenho animado para crianças, o “Pechka”(nome de um antigo fogão russo). Crianças de 4 a 16 anos frequentam o estúdio que, de há 11 anos a esta parte, já realizou mais de 150 filmes em diversas técnicas. Este ano, em Setembro, serão apresentados 18 novos filmes da autoria das crianças que frequentaram o estúdio no último ano letivo.

Ekaterina dá constantemente masterclasses de animação para crianças na Rússia, tendo ainda trabalhado 4 anos no Festival Internacional de Filmes de Animação “KROK” e também 2 anos no Acampamento Infantil Internacional “Artek” (Crimeia), entre muitos outros eventos. Organizou e conduziu mesas redondas sobre temas e problemas da animação infantil. É membro da Associação de Estúdios de Animação Infantil da Rússia.

Em 2019, fez seu primeiro filme de autora “Um caso com a escada”. Ekaterina encontra-se a trabalhar no seu novo filme “O vigésimo primeiro homem de Vera” (Master-Film Studio, Moscovo)”