A OUTRA VIDA DAS MARIONETAS Coleções das Reservas do Museu

As marionetas fazem parte, desde tempos longínquos, da vida das pessoas.

Em pequenos teatros, em rituais ligados ao mundo dos deuses, em performances diversas, são uma forma de comunicação transversal a múltiplas culturas e a todas as faixas etárias.

Eruditas ou populares, quase sempre itinerantes, ao longo dos séculos as marionetas foram para muitas pessoas a única forma de contacto com o teatro. Contavam histórias sobre o divino ou o quotidiano, traziam com humor a crítica social, política ou religiosa, informavam, questionavam, divertiam.

E um dia, deixaram de ter uso. Muitas perderam-se definitivamente, outras encontraram um novo palco – uma Coleção e um Museu.

Desde a sua fundação em 2001, o Museu da Marioneta tem desenvolvido uma política de aquisições de modo a dar a conhecer vertentes da história da marioneta em várias partes do Mundo.

Compradas a artistas e marionetistas, a colecionadores ou em leilões, doadas ao museu por marionetistas ou familiares de marionetistas, estas marionetas estão preservadas nas Reservas e mostram-se agora pela primeira vez na exposição A OUTRA VIDA DAS MARIONETAS.