Espetáculos

Adormecida Teatro e Marionetas de Mandrágora

Fiar, tecer, cortar. A ladainha na construção de um fio, um fio como trajecto que separa o novelo do tecido, metáfora simbólica.Nascer, fazer nascer, desenhar linhas entre a roca e o fuso, entre o bater do tear.Fiandeiras que pelas mãos se constroem, se reinventam, fios suspensos de uma acção contínua, na construção em muitas mãos.Adormecidas, suspensas, aguardam, numa dimensão reinventada de si mesmas, sem espaço nem tempo.Perdidas no não lugar, ou no lugar de nenhures, tecem sem fim, tecem sem parar. Adormecida é o pensamento sobre uma sociedade contemporânea, que necessita de se libertar, de acordar.O espectáculo, todo ele simbólico, fala de duas fiandeiras aprisionadas pelo seu trabalho, isoladas, escondidas do mundo exterior, inventaram para elas um mundo próprio, reinventaram o tempo em conjunto, são elas próprias uma caixa imaginária, mas o desejo secreto de partir, leva-as a tecerem Rosa das Urzes, que tem uma tesoura em vez de coração, que cortará o cordão que as isola, entre o desejo de partir e o medo, encontramos um mundo inventado cheio de criaturas que a lã permite imaginar e criar.A lã é assim também a matéria-prima desta criação.Público maiores de 6 anos Duração » 50 minutosFicha técnica e artísticaCriação: Filipa MesquitaInterpretação e manipulação: Clara Ribeiro e Neusa FangueiroMarionetas e Espaço Cénico: enVide neFelibataMúsica: Fernando Mota, recolhas tradicionais de Michel GiacomettiDesign do cartaz: sergio-alves.comApoio à pesquisa: Alice Bernardo, Projecto “saber fazer”Fotografia de Cena: Edgar TavaresParceria: Casa da Lã Produção: Teatro e Marionetas de MandrágoraApoio Institucional: Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Câmara Municipal de Espinho, F.A.C.E. – Fórum de Arte e Cultura de Espinho, Câmara Municipal de GondomarApoios: Lipor, Ovelha Negra – loja de Tricot PortuenseParceiros: Limite Zero e Fértil Associação Cultural, Agradecimentos: Mulheres de Bucos, prima Felicidade, Conceição Mesquita, Dona Ilídia, Teodora Oana, Rui Bordalo, José Machado, Dra. Isabel FernandesHorário: 15 de Novembro, Sexta-feira, 10h30 (escolas)16 de Novembro, Sábado, 16h17 de Novembro, Domingo, 11h30Preço: 3€ Grupos escolares, de Terça a Sexta5€ – Crianças, estudantes até aos 25 anos7,5 € – Bilhete InteiroReservas pelo telefone 213 942 810Grupos escolares (de Terça a Sexta-feira): Pagamento parcial obrigatório até 8 dias depois da reserva efectuada.Famílias (Sábado e Domingo): Os bilhetes têm de ser levantados até 48h depois da reserva efectuada.Só se aceitam reservas até 48 horas antes do espectáculo, depois disso os lugares ficam sujeitos à lotação da sala.
Ciclo: Novembro 2013