Exposições

ANIMAIS – Coleção Museu da Marioneta | Coleção Francisco Capelo

Habitantes do mesmo planeta, animais e seres humanos têm desde sempre uma relação tensa e distópica. A convivência entre uns e outros oscila entre a exploração dos animais como recurso natural disponível e o fascínio que estes despertam no imaginário humano. Esta projeção do ser humano no universo animal, exprime-se também nas máscaras e marionetas utilizadas em rituais e diversas manifestações teatrais. Através da máscara ou da marioneta, ligam-se os mundos real e imaginário, terreno e divino, revelando a reflexão constante sobre a nossa relação com o universo animal.

A nova exposição temporária do Museu mostra um conjunto de máscaras e marionetas de várias partes do mundo, quase todas provenientes das reservas do museu, grande parte da Coleção Francisco Capelo.  Uma centena de peças, marionetas de vara, luva, fio, sombra, máscaras orientais, africanas ou da américa do Sul, representando os mais diversos animais, contam-nos histórias ancestrais, fusões culturais e diálogos entre o terreno e o divino.