Espectáculos

ANTOLOGIA JORDI BERTRAN

Antologia é um espectáculo que se desenrola em sete cenas musicais, onde o ritmo do espectáculo se combina com o desenvolvimento emocional de cada uma das personagens: personagens conhecidas e presentes no imaginário colectivo e personagens anónimas, inspiradas no mundo do circo, do teatro e da cultura.

A manipulação é executada à vista da audiência,  expondo a relação e simbiose entre  criador e objecto. O virtuosismo do desempenho de Jordi Bertran garante o desfile de personagens que parecem de facto vivas, numa coreografia  estudada, precisa e tecnicamente perfeita.

Louis Armstrong, Dalí, Pau Casals, Pep Bou, o palhaço Toti Tipon, Faquir Raixic, The Skeleton Rocker – sete marionetas recriam o universo único de Jordi Bertran, num espectáculo carregado de simbolismo e vitalidade.

Autor, produtor, director: Jordi Bertran | Criação e manipulação de marionetas: Jordi Bertran | Luz e som:Paulette San Martín | Costumes: Ma. Dolors Fernández | Fotografia: Areli Alarcón H. | Direcção de arte: Jordi Bertran

 

Jordi Bertran é internacionalmente reconhecido como um dos grandes especialistas na manipulação de marionetas. As marionetas de fio requerem enormes habilidades técnicas, porque são articuladas e operadas pelo manipulador apertando e afrouxando os controles de cordas para direccionar o movimento da figura.

Sediada em Barcelona, a Companhia Jordi Bertran é uma das mais prestigiadas do país, com inúmeros prémios nacionais e internacionais. Tem participado nos mais prestigiados festivais de artes performativas e na televisão. Jordi Bertran promove cursos de criação e manipulação de marionetas na Escola Superior Cicle Formatiu Actuació Teatral, Barcelona, para além de workshops internacionais.