Festivais

“Ciclo M 1 [marioneta um]: M 1.1 e M 1.2 TEATRO DE FERRO | Portugal

M 1 é uma forma abreviada para escrever Marioneta 1. Esta é uma designação que temos utilizado como referência ou anotação nas notas de encenação e outros registos manuscritos ou desenhados que nos acompanham nos ensaios. M1 é agora o nome da marioneta que irá protagonizar a solo estas duas criações.
CICLO M 1 : M 1.1Uma peça curta: formato libertador e paradoxal. A brevidade do estar em cena quer libertar o discurso, ao mesmo tempo remete-nos para uma forma de olhar, um pensamento para a acção ainda mais essencial.Partindo do ponto em que me encontro (uma condição subjectiva), propus-me indagar sobre a natureza dos elementos disponíveis – eu e o meu corpo, ele ou o outro, a marioneta e a matéria que a enforma. O sujeito e o objecto (con)fundem-se.
Direcção e interpretação: Carla Veloso Música: Carlos Guedes Marionetas: Maria Jorge Vilaverde, Júlio Alves Fotografia de cena: Susana Neves Design gráfico: CATO Desenho de luz: Igor Gandra Operação de luz e som: Pedro Nabais Confecção do figurino da marioneta: Ana Maria Ferreira Co-produção: Festival Escrita na Paisagem Estrutura financiada por: Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura – DGArtes Técnica: Mista Idioma: Português Duração: Aprox. 20 min. Público-alvo: M/12
CICLO M 1 : M 1.2Após o fim do espectáculo, a marioneta fica pousada numa cadeira, algures nos bastidores. Põe-se a sonhar com o teatro. Que sonho será esse?As possibilidades da marioneta são também as suas limitações. Igor recorre à identificação, à manipulação, e por fim à dança. No final, o manipulador deve converter-se na própria marioneta, ou melhor ainda, tornar-se naquilo que a marioneta metaforicamente foi validando ao longo da peça – a sua mortalidade.
Direcção: Teja Reba e Loup Abramovici Interpretação: Igor Gandra Marionetas: Maria Jorge Vilaverde, Júlio Alves Fotografia de cena: Susana Neves Design gráfico: CATO Desenho de luz: Teja Reba e Loup Abramovici Operação de luz e som: Pedro Nabais Confecção do figurino da marioneta: Ana Maria Ferreira, Carlota Gandra Co-produção: Festival Escrita na Paisagem Estrutura financiada por: Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura – DGArtes Técnica: Mista Idioma: Português Duração: Aprox. 20 min. Público-alvo: M/12
Ciclo: FIMFA Lx 12 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas