Visitas e oficinas para família

D. QUIXOTE EM ÓPERA CÓMICA

As marionetas da companhia de São Lourenço são manipuladas de uma forma notável: um actor (manipulador), normalmente trajado de preto, ‘veste’ uma marioneta de corpo inteiro. Para lhe dar vida, é preciso uma simbiose perfeita entre ambos, marioneta e marionetista,

Nesta oficina para famílias, vamos construir uma marioneta de manipulação à vista com as personagens da história de D. Quixote.

A introdução, em Portugal, daquilo que podemos designar como teatro de marionetas contemporâneo foi feita pela companhia de São Lourenço que, no início dos anos 70, recuperou textos de Gil Vicente e António José da Silva para os encenar em ópera, com marionetas de manipulação à vista que ficavam coladas ao corpo do manipulador. Helena Vaz, José Alberto Gil e Fernando Serafim foram os fundadores deste grupo que deu aliás origem ao primeiro museu dedicado à marioneta, em Lisboa.