Dia dos Museus Especial Manhã Criativa

O dia dos museus está quase aí e não faltam festejos especiais:  as marionetas estão a preparar uma festa! O Museu da Marioneta desafia as famílias a atravessarem o atlântico sem sair de casa. Numa viagem que mistura culturas, rituais e folclore, unimo-nos pela diversidade e através de uma videochamada construiremos máscaras inspiradas nas festividades sagradas e profanas de alguns países de tradição ibéro-américana.

Haverá diversidade mais divertida que esta?

Como funciona?

As inscrições são feitas através de email e são limitadas a 8 participação / famílias.

No dia 17 às 11h encontramo-nos na plataforma ZOOM

O que é necessário?

Para a construção da máscara, é preciso juntar vários materiais muito simples; na verdade, materiais do dia-a-dia.

A lista abaixo apresentamos os materiais necessários ou materiais semelhantes como alternativa.

Dividiremos a construção em três fases: base, personalização e manipulação.

Materiais

• Cola liquida ou baton
  • Agrafador,
  • Fita-cola de papel.
  • Tesoura (caso não tenham basta rasgar)
  • Caixas de cereiais, bolachas ou caixa de barritas/ caixa de sumo ou pacote de leite/ Caixa de papelao à medida, para a base da máscara (como a máscara será bidimensional, as caixas terão de estar abertas/espalmadas)..
  • Pedaços de cartão, cartolinas, bocados de caixas de ovos, rolos papel higiénico e cozinha, tampas, caixas de iogurte, de queijo fresco, ovo kinder, etc – o que encontrarem por casa e que possa ser usado para a personalização da máscara
  • Para a manipulação, é necessário um rolo de papel de cozinha ou dois rolos de papel higiénico (unidos com com fita cola); ou paus de espetada, tira de cartao resistente, um pedaço de madeira fino ou mesmo um lápis. No final queremos vê-la dançar.
  • Depois de construída, poderão pintá-la com guaches ou outras tintas.

Não se esqueçam de preparar as máquinas e enviem-nos fotografias da vossa máscara.