Visitas e oficinas para família

DIÁLOGO DAS COMPENSADAS Apresentação da peça da Companhia Fatias de Cá

30 de Setembro de 2003
O Convento das Bernardas foi o local escolhido para a apresentação, à Comunicação Social, da peça de teatro “Diálogo das Compensadas”, produção da Companhia de Tomar Fatias de Cá, baseada no romance homónimo de João Aguiar.
Na Conferêcnia de Imprensa, João Aguiar explicou aos jornalistas que foi justamente neste espaço que nasceu a ideia para escrever o romance.
“É muito difícil falar de inspiração, mas foi depois de uma visita a este Convento – numa altura em que ainda estava em obras – que me apareceu uma ideia. A imagem de uma abadessa, cabeça de uma ordem religiosa de reclusão. Como precisava de um Convento, passei a situar aqui a acção do romance”.
Quanto a Carlos Carvalheiro, Director da Companhia Fatias de Cá, que depois de “A Voz dos Deuses” e “Inês de Portugal”, volta a pegar numa obra deste autor para pôr em palco, garantiu que a sua tarefa foi muito facilitada pelo interesse que a obra desperta e pelo facto de ser, maioritariamente, em diálogo.
“Uma das maiores preocupações das companhias de teatro de repertório é encontrar boas histórias. Felizmente para nós que o João aguiar continua a escrever livros. Apeteceu-nos muito partilhar esta história com o público”.