Exposições

Do outro lado da câmara, ‘Os demónios do meu avô’ MONSTRA | Festival de animação de Lisboa

Como se faz um filme de animação?

Uma resposta chega em forma de exposição com Do outro lado da câmara, ‘Os demónios do meu avô, no Museu da Marioneta. Com um trabalho de pesquisa minucioso sobre topografias e imaginários de uma aldeia transmontana, a exposição mostra cenários, adereços e personagens da primeira longa metragem portuguesa com marionetas de animação (stop motion).

Realizado por Nuno Beato,  Os Demónios do meu avô conta a história de Rosa e do seu reencontro com o passado da família. Algumas das personagens são inspiradas pelas figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho. Vale de Sarronco é uma aldeia fictícia de Trás-os-Montes, palco da história de Rosa. Está instalada agora no rua da Esperança, no Museu da Marioneta.O argumento do filme é de Nuno Beato e Possidónio Cachapa. É uma co-produção internacional da Sardinha em Lata. O filme ainda não estreou e será mostrado, em parte, durante a MONSTRA | Festival de animação de Lisboa.

Esta exposição é a 15ª parceria entre o Museu e a MONSTRA | Festival de animação de Lisboa.