Festivais

Exposição À DESCOBERTA DA COMMEDIA DELL' ARTE

No âmbito do III FIMC realizou-se a Exposição “À Descoberta da Commedia Dell' Arte” criada por Jean-François Ringot, fotógrafo e videasta, Phillipe Pastot, construtor de máscaras, maquilhador, actor e encenador e por Fréderic Besnoist, desenhador.
A origem da Commedia dell'Arte surge provavelmente da ideia de captar a atenção do público com improvisação para divertir, dizer poemas ou vender produtos. Era necessário que fosse visual e sonora! Daí a importância das canções, músicas, acrobacias, roupas coloridas e inventivas, e das máscaras.
Estas comédias improvisadas, únicas no ocidente a adptar o uso constante de máscara, apresentam sobretudo um estudo de personagens reais. A máscara é pois uma roupagem exacta para a personagem, para a alma da personagem. Fez nascer nomeadamente a tradição do carnaval, onde as máscaras permitem a inversão dos poderes, dos valores e a liberdade de expressão.
Assim, descobre-se no Teatro esta relação entre o poder do dinheiro (O magnífico, o Pantalone) e o povo sem poder (Zanni, Arlequin). As outras máscaras representam o poder intelectual (Doutor), o poder militar (Capitão) e a chegada das jovens mulheres ao Teatro com o seu poder de emancipação (A Criada). Não esqueçamos as contra-máscaras dos apaixonados (os adolescentes de hoje em dia) presos entre o poder dos pais e o poder inestimável do amor.
Esta Exposição foi apresentada por toda a França sendo a sua 1ª apresentação em Portugal.
A exposição tanto é artística como sociológica, histórica e pedagógica. Articula-se em torno das etapas da construção de máscaras, máscaras em couro e em madeira, moldes e contra-moldes, esculturas e instrumentos. Gravuras antigas de Callot, Wateau e Maurice Sand, entre outros, fotografias, objectos, um vídeo e sobretudo os figurinos fazem viajar o visitante no mundo mágico da Commedia dell'Arte e das suas personagens.
3ª a Domingo: 10h00-13h00 / 14h30-18h00 (últimas admissões 30m. antes da hora de encerramento)
Ciclo: III Festival Internacional de Máscaras e Comediantes