Formação em Marionetas de Sombras Sombras chinesas > Um corpo, duas cabeças

Nesta oficina para adultos, inteiramente dedicada ao universo das marionetas de sombra da China, os participantes poderão adquirir os conhecimentos essenciais para a sua construção e manipulação. A grande curiosidade destas marionetas consiste no facto de as cabeças serem amovíveis do corpo, permitindo que um corpo sirva de base a várias personagens.

Uma lenda chinesa do século II a. C. documenta o nascimento das sombras chinesas. Em desespero com a morte da sua amada, o Imperador Wu anuncia que recompensará quem souber restituir-lhe a vida. Surge então um mágico que faz reviver a Imperatriz no seu teatro de sombras, usando uma réplica da sua silhueta. Fascinado, o Imperador passou a assistir todas as noites aos seus espectáculos.

O teatro de sombras é uma arte milenar para contar histórias. As imagens produzidas pelas marionetas podem ter diversas cores e detalhes e a animação das personagens é garantida pelo movimento dos bonecos e da fonte de luz. Um marionetista talentoso pode fazer as figuras andarem, dançarem, lutarem, rirem…

Com uma longa tradição no Sudeste da Ásia (Indonésia, Malásia, Tailândia) e em outras partes da Ásia (China, Índia e Nepal), o teatro de sombras é também usado no ocidente, sendo hoje em dia uma forma de entretenimento para crianças e adultos um pouco por todo o mundo.

Veículo por excelência na arte de contar histórias e na transmissão de usos e costumes, as marionetas de sombra são ainda consideradas os primórdios do cinema, tendo com ele em comum a imagem projectada na tela por meio de um foco de luz.