LOS OLVIDADOS – BUÑUEL

3ª a Domingo – 10h00-13h00 / 14h00-18h00 (últimas admissões 30m. antes da hora de encerramento)
Organizada pelo Centro Buñuel de Calanda, esta exposição que faz parte da programação da 11ª Mostra de Cinema Llatinoamericà de Lleida, pretende contribuir para a difusão do filme mexicano “los Olvidados”, considerado Memória do Mundo pela UNESCO.
A exposição está estruturada em vários blocos que permitem uma aproximação ao filme, rodado no México em 1950, desde perspectivas diversas e complementares, facilitando a descoberta de uma das facetas mais interessantes do realizador, sem esquecer as críticas e os prémios, como o do Festival de Cannes, que permitiram a redescoberta de Buñuel, depois de vários anos de exílio e de inactividade cinematográfica.
Antes da rodagem, Buñuel documentou-se e realizou fotografias nos arredores da Cidade do México, que nos permitem apreciar o respeito com que se aproxima dos habitantes destes subúrbios, mas também ver como alguns destes lugares se convertem em cenários do filme e assim a ficção alimenta-se da realidade deste país nos anos 50.
As personagens são humanas, imperfeitas, e apesar de condicionadas pela sociedade em que vivem, adquirem uma dimensão trágica. As acções das personagens são-nos contadas num espaço sem saída, sem possibilidade de escaparem ao seu destino – “(…) no vivimos en el mejor de los mundos posibles. Quisiera insistir en realizar filmes que transmitan al espectador, más allá de entretenerlo, la total certeza de este fallo.” (Buñuel)
Na exposição, a narração emana da força das imagens, complementada por fragmentos do guião original, enriquecido com as anotações de Buñuel, realizadas durante a rodagem. Integra ainda a exposição um quiosque multimédia onde o visitante pode visionar os dois finais que rodou Buñuel, e aprofundar os seus conhecimentos sobre a vida e obra do realizador.