Exposições

Vincent, Louise, Anatole e os outros… 20 anos do cinema de animação da JPL Films MONSTRA - FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DE LISBOA

Uma exposição cronológica de 20 anos de produção da JPL Films. São vinte os filmes que mostram os seus bastidores, revelando os segredos da produção dos filmes realizados imagem por imagem.

Desde as primeiras pesquisas gráficas em termos de decoração e personagens, passando pela produção de marionetas e acessórios, pelas próprias decorações, até aos storyboards e animações com storyboards filmados e sonorizados, o percurso da exposição permite um percurso pelas diferentes competências das equipas de artistas e técnicos que asseguram a produção de um filme de animação.

Em diferentes pontos da exposição, os excertos de filmes e de making-of, as animações e os testes de animação complementam a visita do estúdio JPL Films e das suas atividades.

A marioneta do filme Cyclope de la mer, a primeira grande produção da JPL Films, é apresentada e instalada no seu universo de um farol em alto mar, tal como foi feita no momento das filmagens. As fotografias da produção e filmagens acompanham o cenário, fazendo-nos recuar 20 anos.

Haverá ainda a reprodução de um cenário de um verdadeiro processo de filmagens: um pequeno homem vestido de preto, com apenas 15 cm, tenta infiltrar-se no mundo dos humanos. A animação da personagem é feita imagem por imagem num fundo verde e reintroduzida através de manipulação nas decorações reais filmadas ao vivo no meio da cidade.

Por fim, desenhos, pinturas originais e cartazes complementam a visita.