Festivais

“MARIONETAS TRADICIONAIS DE TAIWAN” TAIYUAN PUPPET THEATRE COMPANY

Encenação e Manipulação: Chen XihuangAssistentes: Lai Shih-An e Chen Ying-Tsun
Público alvo: M/7Duração: 45 min.Idioma: Sem palavrasTécnica: Marionetas de luva tradicionais de Taiwan
O teatro de marionetas de luva de Taiwan possui uma tradição extremamente rica e diversificada, de grande beleza, música e escultura aliadas a uma técnica de manipulação muito delicada.
O mestre Chen Xihuang, com 79 anos, é actualmente o marionetista mais célebre de Taiwan. Iniciou o seu percurso com marionetas quando tinha 13 anos, com o seu pai, o famoso marionetista Li Tianlu. O seu bisavô era professor do Imperador na corte de Pequim e, actualmente ainda vive num apartamento da grande e tradicional mansão do bisavô, em Taipei.
Durante cerca de 60 anos, Chen desenvolveu e melhorou as técnicas das marionetas de luva de Taiwan, elevando-as a um nível de grande qualidade. Os seus estudantes formam agora o grupo do futuro das marionetas de luva de Taiwan. Já actuou em mais de 30 países e a sua atitude profissional e respectiva interpretação de diferentes personagens é uma enorme inspiração para todos que com ele trabalham. Nos últimos anos também mostrou o seu virtuosismo em espectáculos mais contemporâneos, que obtiveram um grande sucesso. A sua versatilidade, a sua herança e personalidade tornam-no um actor fora de série do teatro de marionetas, bem como uma figura carismática das artes de Taiwan.
Neste espectáculo, mestre Chen irá mostrar ao público a delicada gestualidade e movimentos específicos de diversas marionetas de luva, com uma agilidade e beleza surpreendentes, que irão demonstrar o grau de perfeição adquirido e a enorme versatilidade destas marionetas. Poderemos ver a jovem senhora, palhaços e vilões, e até um velho homem a fumar um cachimbo verdadeiro… mas as cenas de luta são absolutamente inesquecíveis e incríveis…
Ciclo: FIMFA LX9 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas