Exposições

MURRO NO ESTÔMAGO, uma exposição interativa Baseada n' Os Maias e nas marionetas de São Lourenço e o Diabo

Murro no Estômago é uma exposição interativa, integrada no projecto de aprendizagens criativas, transdisciplinar. Envolveu, durante 7 meses, o empenho de 45 alunos do 11º ano (turmas 11º H e 11º O), da escola artística António Arroio, dos cursos de Produção Artística (especialização em Realização Plástica do Espetáculo) e de Comunicação Audiovisual – Fotografia, Cinema, Video e Multimédia.

Com o propósito de tecer novos caminhos entre a escola e o Museu, o Museu da Marioneta convidou a bailarina Mariana Lemos a acompanhar a elaboração deste projeto, com presença contínua na escola, sempre acompanhada pelo Serviço Educativo do Museu da Marioneta.

O projecto artístico centrou-se nas marionetas de São Lourenço e o Diabo (a companhia portuguesa de marionetas liderada por Helena Vaz), abordando as suas técnicas de manipulação e métodos de encenação e teatralização e desafiando jovens artistas e professores a construírem em conjunto sons, imagens, adereços e marionetas que refletissem um olhar contemporâneo sobre os temas centrais d’Os Maias, de Eça de Queirós.

INAUGURAÇÃO: 31 Maio, 18h30

A Escola Artística António Arroio tem um papel central na educação dos futuros artistas, garantindo-lhes a liberdade criativa e incentivando o pensamento crítico, através da experimentação e da exploração de diversas áreas artísticas, e estimulando o gosto pela criação de personagens, transformação de objectos e confronto do corpo com a marioneta.

O corpo, as possibilidades e a arte

Segundo Helena Vaz, a artista criadora da Companhia São Lourenço e o Diabo, «a marioneta é uma forma de escaparmos aos limites da condição humana, transcender a sua existência. Por não ter vida, é capaz de a imitar, vivendo-a de uma forma que os que vivem não conseguem viver. É uma utopia, um ideal, um sonho, uma possibilidade.»

A arte – esse território de invenção –  pode levar-nos a encontrar novas formas de relação e outros olhares sobre o corpo e as relações humanas. Como isso nos afeta e pode inspirar hoje? Como criar um espaço/instalação que possa encarnar/transformar esta ideia?! Que personagens vão surgir de dentro d’Os Maias e tornar-se marionetas?!

Eis as perguntas que serviram de mote inicial para que o projecto chegasse até aqui – até esta experiência de exposição interativa.

Maria Eduarda

“Não poderia faltar a marioneta da Maria Eduarda, personagem essencial para a obra e para a história de amor que esta conta. Atendendo ao aspeto físico e a personalidade da Maria Eduarda n’Os Maias, optámos por dar um ar sereno à marioneta e refletir o seu caráter em todos os aspetos físicos dela e também quisemos manter a sua delicadeza, representando-a através do seu vestuário. Decidimos que nos fazia sentido ter a Maria Eduarda a tocar piano (acção característica dela), vestida no seu figurino elegante que a liga visualmente ao seu amor, Carlos da Maia.”

Inês Weffort, Karlsvelis Ramirez, Catarina Baptista, Célia Howell  :: Alunos do 11ºH

Carlos da Maia

Consideramos  necessário criar a marioneta do Carlos por este ser um personagem essencial da romance Os Maias de Eça de Queiroz.

Tentámos que a marioneta resultasse de uma combinação da nossa visão com a do autor do personagem. e que o seu figurino fizesse transparecer alguns dos traços de personalidade descritos na obra: um Carlos elegante, requintado, calmo, sereno, intelectual, culto, confiante. A marioneta  foi criada tendo em conta também o contraste deste com o Ega. E tivemos como base para a sua construção  materiais recicláveis.

Rafaela Neto, Liliana Azizova, Vicente Ribeiro, Íngride Garcia :: Alunos do 11ºH

João da Ega

Para a construção da marioneta que representa a personagem João da Ega da obra “Os Maias”, começámos por ter em conta não só as características físicas, mas também as psicológicas desta personagem. Após algum tempo de pesquisa chegámos então à conclusão que o Ega é uma personagem agitada muito ligada ao movimento em todas as suas atitudes diárias; alto; jovem; culto e de alguma forma desajeitado. Deste modo, ao longo da construção da estrutura do corpo e da própria expressão facial, tivemos todos estes aspetos em conta utilizando assim materiais reutilizáveis que se adequassem aos nossos objetivos! Em relação aos figurinos fomos relacionando as respetivas cores com o próprio carácter desta personagem, utilizando também roupas usadas.

É um projeto que exige um grande esforço por parte de todos os membros, mas que graças ao bom trabalho em equipa tem muito bons resultados!

Joana Real, Estela Alves, Vera Vilhena, Madalena Bettencourt :: Alunos do 11ºH

Alunos do 11º O