Exposições

TIM BURTON – AS MARIONETAS DE ANIMAÇÃO Monstra - Festival de Animação de Lisboa

JÁ REABRIMOS. VER AQUI

Nos 20 anos da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, a Monstra e o Museu da Marioneta trazem a Lisboa TIM BURTON – AS MARIONETAS DE ANIMAÇÃO, uma exposição dedicada ao trabalho na animação do realizador norte-americano Tim Burton, nunca antes vista em Portugal.

DIAS ESPECIAIS

» 13 Março, 21h00
Projecção de A Noiva Cadáver
(O Museu não encerrará até ao início da sessão)
Saber Mais

» 18 Abril e 19 Abril
Horário alargado de funcionamento
A 18 e 19 de Abril, o Museu estará aberto entre as 10h00 e as 22h00

TIM BURTON – AS MARIONETAS DE ANIMAÇÃO

Tim Burton iniciou a sua carreira nos estúdios da Disney como animador e é hoje um dos realizadores mais conhecidos do mundo, tendo realizado mais de duas dezenas de filmes, quer em imagem real, quer em animação stop-motion e 3D.

Nesta exposição, será possível descobrir marionetas e desenhos originais dos filmes stop-motion de Tim Burton, bem como armaduras, maquetes, adereços, esboços e pesquisas gráficas dos filmes Marte Ataca! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012).

O público português poderá encontrar elementos invulgares e intrigantes, que fizeram parte dos processos de produção de Tim Burton, conhecido pelos seus universos fantásticos e góticos, que cruzam os imaginários infantil e adulto.

Estamos a mostrar trabalhos de um dos mais geniais realizadores de sempre e que iniciou a sua actividade ainda enquanto estudante de animação e que tem no sangue o “bichinho” da animação tal como nós. E depois o trabalho das marionetas é fabuloso. Cada marioneta é uma obra de relojoaria. Vamos poder ver os mecanismos interiores das cabeças e dos corpos e perceber que, por debaixo de cada imagem que vemos no ecrã, há uma estrutura de uma grande complexidade, que permite aos animadores dar as mais complexas expressões e movimentos a cada “actor”, afirma Fernando Galrito, director artístico da Monstra.

As marionetas patentes na exposição TIM BURTON – AS MARIONETAS DE ANIMAÇÃO foram produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders.

A colaboração de Tim Burton com os estúdios começou em 1995, com a construção dos marcianos que compõem parte do elenco de Marte Ataca! (1996); seguiu-se a construção das marionetas de A Noiva Cadáver (2005), a partir dos desenhos originais de Tim Burton e Carlos Grangel. Com este filme, a Mackinnon & Saunders recebeu o prémio Ub Iwerks na 33.ª edição dos Annie Awards, distinguindo a componente técnica da construção dos rostos das marionetas. Tim Burton voltou a colaborar com os britânicos na criação do elenco do seu filme Frankenweenie, produzido pela Disney (2012) em 3D stop-motion.

SOBRE MACKINNON & SAUNDERS

A Mackinnon & Saunders é uma líder mundial no desenvolvimento de marionetas para filmes de stop motion e produz animação de mais alta qualidade nos seus estúdios, perto de Manchester (Reino Unido).

A empresa desenvolveu e fabricou centenas de marionetas para longas-metragens como O Fantástico Senhor Raposo (2009) de Wes Anderson,e os filmes de Tim Burton Marte Ataque! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012).

Apoiou também os departamentos de produção de marionetas nos estúdios norte-americanos de animação Laika, em filmes como Coraline (2009), ParaNorman (2012) e Os Monstros das Caixas (2014) e a produção das marionetas do filme de Wes Anderson, Ilha dos Cães (2018).

A Mackinnon & Saunders conta ainda com créditos na construção das marionetas de séries de televisão infantis como Moon & Me, Raa Raa the Noisy Lion, Bob, o Construtor ou Pingu.