Exposições

O PECULIAR CRIME DO SR. JACINTO Monstra - Festival de Animação de Lisboa

Depois do sucesso, em 2020, da exposição “Tim Burton- As Marionetas de Animação”, a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa junta-se novamente ao Museu da Marioneta para apresentar  outra grande exposição inédita de marionetas e cenários usados no cinema de animação em stop-motion.

A produção portuguesa “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, curta-metragem de aproximadamente 11 minutos, realizada por Bruno Caetano é um dos filmes portugueses mais apresentados um pouco por todo o mundo com presença em mais de uma centena de festivais internacionais e merecedor de uma dezena de prémios. Esta produção é portanto um dos filmes de animação de marionetas mais visto e galardoado da animação portuguesa nos últimos anos.

Assim, na parceria de 12 anos que une o Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA e o Museu da Marioneta de Lisboa (talvez o único do mundo com uma atenção especial à marioneta no cinema de animação), a realização de uma exposição de cenários, marionetas e material gráfico e de construção desta obra apresenta-se como um excelente tributo ao filme, ao seu autor e à animação de marionetas portuguesas.

A exposição será composta por “ruas”, “largos” e “fachadas” de uma Lisboa miniaturizada estranhamente distópica e familiar, construídas especificamente para cenários do filme, espaços interiores e exteriores (paredes, corredores, quartos), combinados com marionetas/personagens, pequenos veículos e outros elementos de decoração dos cenários.

Para vincar o seu caráter pedagógico serão ainda apresentadas maquetes, moldes, material gráfico de pesquisa, storyboard, que fará a envolvência técnica e artística da exposição. É ainda de realçar que a mensagem – ambientalista e de resistência – do filme é particularmente atual e pertinente nas preocupações dos públicos mais jovens, pelo que o filme em si constitui uma ferramenta pedagógica de excelência.

Na presença audiovisual, um ecrã irá apresentar o “making of” do filme bem como algumas cenas do mesmo.

 

O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto

Numa cidade em que a natureza foi proibida, o pequeno crime de um homem simples desencadeia consequências inesperadas.
Realização: Bruno Caetano
Argumento: Manuel Ruas Moreira e Bruno Caetano
Baseado num conto por: Manuel Ruas Moreira
Música: Filipe Raposo
Narração: Sérgio Godinho
Marionetas: Catarina Santiago, Guilherme Gamito
Direcção de Cenários e Adereços: Ana Bossa e Débora Gil da Costa
Design de cenários: Ana Bossa e João Costa
Produtor: Bruno Caetano
Co-produtor: Michael Proença

 

  • Entrada incluída no bilhete de acesso ao Museu. Consulte aqui o preçário
  • A entrada no museu está sujeita a algumas limitações, para garantir as medidas de segurança. Consulte aqui as medidas