Oficinas

Os animais saem da caixa

É tempo de sair da caixa e aproveitar as tardes de férias de verão no Museu da Marioneta.

Partindo das reservas, passando pelos imaginários trópicos e tendo como destino uma exposição, vamos definir o que é verdadeiramente uma máscara e uma marioneta e a sua função no Museu.
Em torno da temática “Os animais saem da caixa”, desafiamos os pequenos artistas a criarem máscaras e marionetas para ficarem expostas temporariamente no espaço museológico.

Serão duas semanas em intensa criação artística, enquanto o Museu está numa roda-viva a preparar uma exposição sobre animais-habitantes do Museu que inspiram as novas obras de arte!

Formulário de inscrição.

O que vamos fazer?

Cada participante irá construir e recriar novas marionetas e máscaras que ocuparão o espaço museológico e outros de destaque no Museu da Marioneta.

Todas as marionetas criadas durante as tardes do período de férias serão parte integrante de uma outra exposição temporária – Os animais saem da caixa – que decorre em paralelo à exposição Animais.

Os participantes terão assim a oportunidade de compreender todo o processo necessário à realização de uma exposição. As marionetas criadas nas oficinas permanecem no Museu até ao último dia da exposição Animais,  a 27 de novembro e os participantes fazem parte da finissage: nesse fim de semana festejaremos não só o 21º aniversário do Museu como também o encerramento da exposição, com os artistas e quem convidarem.

No final será entregue aos participantes um certificado de “artista residente”.

Quando e como?

Nestas oficinas de expressão plástica pretendemos explorar a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade estética, através da criação de animais provenientes de diferentes culturas, costumes e rituais.

Semana de 5 a 11 de julho

Dia 11 – Hipopótamo com bicho carpinteiro – África, Hipopótamo (Máscara)
Dia 12 – Mais vale uma coruja na mão que duas a voar – Alemanha, Coruja (Fantoche)
Dia 13 – Calau de sete cabeças – África, Calau (Técnica de vara)