Espetáculos

Os pardais das línguas cortadas + A Dança do Leão + Um Homem de Fato e Gravata Minomushi - Teatro de Marionetas do Japão

Ito-Ayatsuri é uma arte tradicional japonesa que designa a técnica de marionetas de fio. Ito significa fio, ayatsuri manipulação.Esta técnica tem algumas semelhanças com a ocidental, mas também bastantes diferenças. O sistema de mover a cabeça e os olhos encontra-se dentro da marioneta, o controlador dos fios, Teita, caracteriza-se por uma forma única especialmente adequada aos gestos particulares da marioneta japonesa, bem como pode expressar a dança japonesa. Neste espectáculo, a companhia japonesa Minomushi apresentará três pequenas histórias numa única sessão:SHITAKIRI-SUZUME | Os Pardais das Línguas Cortadas(duração 30min)Um antigo conto tradicional japonês. Os pardais eram tratados carinhosamente pelo velho, comeram o grude para engomar as roupas da velha. Esta ficou zangada e cortou as línguas aos pardais, que tiveram de fugir para a montanha. O velho ficou triste e foi até à montanha, onde os pardais contentes o receberam, convidando-o a dançar e a comer em sua casa. No momento de voltar, deram-lhe uma prenda: “qual preferes? o vime grande ou o pequeno?” e o bom velho escolheu o pequeno. Em casa abriu-o e de dentro saiu ouro. A a velha gananciosa foi então a casa dos pardais para ganhar o vime grande e no caminho de volta encontrou-se com coisas estranhas e monstros nipónicos e passou um mau bocado.SHISHIMAI | A Dança do Leão(duração 10min)Shishimai é uma cerimónia tradicional da dança do leão com duas pessoas. Uma pessoa segura uma máscara de leão feita de madeira. Esta dança é acompanhada por flautas de bambu e tambores. Era representado como uma oração pela segurança do lar e uma boa colheita. No fim da dança o leão morde a cabeça de alguns espectadores para trazer sorte. Os Minomushi recriam esta cerimónia com as suas marionetas.NORIOURETA SALARÎMAN | Um Homem de Fato e Gravata Perde o Último Comboio(duração 15min)Esta peça mostra-nos um típico funcionário japonês que se embebeda depois de um dia de trabalho. É muito interessante ver uma pobre marioneta tão bêbeda na plataforma, que perde todos os comboios…Ficha TécnicaEncenação, Cenografia e Marionetas: Kôichi ImuroFigurinos: Makiko ImuroManipulação: Kôichi Imuro e Ayko BandôDatas e Horários:2 de Novembro, 16h3 de Novembro, 11h30Público: 6 anosPreço: 3€ Grupos escolares, de Terça a Sexta5€ – Crianças, estudantes até aos 25 anos7,5 € – Bilhete InteiroReservas pelo telefone 213 942 810Grupos escolares (de Terça a Sexta-feira): Pagamento parcial obrigatório até 8 dias depois da reserva efectuada.Famílias (Sábado e Domingo): Os bilhetes têm de ser levantados até 48h depois da reserva efectuada.Só se aceitam reservas até 48 horas antes do espectáculo, depois disso os lugares ficam sujeitos à lotação da sala.
Ciclo: Novembro 2013