Festivais

OS TRÊS MOSQUETEIROS ALFA THEATRE - República Checa

Horário: 13, 14 e 15 de Maio 2010 – 21H30 / 16 de Maio 2010 17H00
Público-alvo: M/8Duração: 55 min.Idioma: Checo, inglês e francêsTécnica: Marionetas de luva
Um espectáculo grotesco e absolutamente fabuloso de marionetas de luva, sobre a história imortal do grupo de quatro heróis, com o célebre mote “Um por todos e todos por um”, inspirado no livro de Alexandre Dumas, mas também no burlesco do filme mudo de Max Linder, “L’Étroit Mousquetaire”, de 1922. Uma versão com marionetas e manipulação prodigiosas, onde poderão encontrar elementos do texto original, como suspense, humor, duelos sem misericórdia, ritmo frenético, amor… Todos estes ingredientes, mais três dúzias de marionetas e ainda música e canções interpretadas ao vivo de uma forma verdadeiramente impetuosa!
“Os Três Mosqueteiros” do Alfa Theatre utiliza uma linguagem simplificada, SMS, um inglês e um francês notoriamente conhecidos, para além de uma grande quantidade de interjeições e expressões gestuais universais, comunicando verdadeiramente para todas as idades, sem a necessidade de entender o checo… um verdadeiro ‘desenho animado’ ao vivo…
Esta produção tem viajado e sido aclamada por todo o mundo, alcançado um êxito esmagador, já recebeu cerca de dezanove prémios e duas nomeações, como, por exemplo, o prémio Henrik Jurkowski, o prémio Erik de Teatro da República Checa para a melhor peça de Marionetas do Ano, o prémio de melhor espectáculo da crítica de teatro na República Checa, o prémio de melhor encenação no Festival Internacional de Subotica, Sérvia, de melhor espectáculo no Festival Internacional de Teatro de Marionetas da Hungria, entre outros, de uma lista que inclui um total de cerca de vinte e um prémios e três nomeações.
O veterano Alfa Theatre é proveniente da República Checa, estabelecido em Plezen, uma das cidades checas mais famosas do mundo pela sua produção marionetística, foi fundado em 1966, debaixo do nome de Divadlo Detí e sediado no histórico edifício Alfa, de onde vem o seu nome. Durante as décadas de 70 e 80, reputados encenadores e cenógrafos participaram nos seus projectos. Desde 2006 que é dirigido por Tomáš Froyda, actor, intérprete, tradutor, e também director do Divadlo Theatre Festival. Juntamente com uma equipa artística e 15 actores, apostam no conceito do humor nos seus espectáculos, extraordinariamente atractivos e dirigidos a um público que oscila entre os 3 e 100 anos. Combinam várias técnicas com o trabalho físico dos actores e a música ao vivo, um elemento imprescindível nas suas montagens, onde o contacto com as emoções é sempre prova da sua arte viva. O seu repertório que em cada temporada alcança os 21 espectáculos, abarca desde os clássicos até aos contos modernos de fadas ou famosas comédias de Lorca, Dario Fo, entre outros. Alfa Theatre já viajou por toda a Europa, desde a Eslováquia, Ucrânia, Suíça, Áustria, Alemanha, França, Hungria, Itália, Eslovénia, Polónia e mesmo até ao Japão.

Ciclo: FIMFA Lx10 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas