Espetáculos

PAISAGENS INDIANAS LAJJA SAMBHAVNATH | APOIO: COMUNIDADE HINDU DE LISBOA

Espectáculo de danças tradicionais Indianas

O Kathak é uma das formas de Dança Clássicas mais importantes da Índia representando a síntese de duas culturas, Hindu e Islâmica. Era a dança dos contadores de histórias («katha» quer dizer história e «Kathak» quer dizer «aquele que conta uma história»)

O Kathak é caracterizado por batida rítmica e rápida dos pés e piruetas rápidas, colocadas em ciclos complexos de tempo.

A combinação de exuberância com reserva faz do Kathak um das formas de Dança Clássicas mais “naturais” de Índia. É também a que mais influencia a dança no Bollywood de hoje. O movimento, ritmo, cor, simbolismo e celebração tornam-se vivos nesta arte subtil, que é gritante, e de crescimento vivo e rápido através do mundo.

No final haverá uma mostra/degustação de produtos tradicionais

Coreografia: Lajja Sambhavnath

Apoio: Comunidade Hindu de Portugal

Noite dos Museus 2018

LAJJA SAMBHAVNATH

Discípula de  Padmabhushan Kumudini Lakhia, Lajja Sambhavnath coreografou solos e outras produções com o seu grupo de bailarinos; participou ainda em vários projectos de fusão com artistas internacionais de diferentes áreas, fundindo por exemplo Kathak com gamelão indonésio.

A sua coreografia de kathak sobre “Café Oriente”, do compositor Cesar Viana, foi muito bem recebida e a sua produção “Uma canção de país longínquo”, onde coreografou Kathak para celebrar os poetas portugueses Fernando Pessoa e Luís de Camões foi muito bem recebida pela crítica. Lajja coreografou ainda dança para os filmes “Beline”, filmado em Londres, e do filme português “Uma Vez”, em Lisboa

Lajja vive entre Lisboa e Ahmedabad, Índia, e dedica o seu tempo a promover a sua arte através do trabalho.

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Fundada em 1982, a Comunidade Hindu de Portugal é uma das instituições pioneiras da comunidade Indiana em Portugal, sendo um dos seus principais objectivos proporcionar oportunidades e recursos para a comunidade de imigrantes Indianos em Portugal, que conduzam à integração gradual dos Indianos na sociedade Portuguesa em particular, e na Comunidade Europeia em geral. A Comunidade Hindu empenha-se em oferecer um sentido de identidade para a comunidade pan-indiana em Portugal, desenvolvendo a cultura indiana, valores e tradições, através da educação, formação, actividades sociais e culturais.

A Comunidade Hindu também procura preservar e promover a cultura e tradições da comunidade imigrante através de vários meios, e para isso o Departamento da Cultura da Comunidade Hindu tem desenvolvido esforços no sentido de perseguir estes objectivos.

O departamento visa servir de plataforma em que as suas actividades são um ponto de encontro entre Portugueses e Hindus. Além de aulas regulares de Dança Clássica Indiana em curso, existe uma série de actividades que têm sido incentivadas e desenvolvidas pela área Cultural