Espetáculos

Penélope Teatro da Cidade

Um homem, Ulisses, parte contra a sua vontade para uma guerra indesejada, da qual sai vencedor. Penélope espera por ele durante 20 anos. Aprender a esperar é uma virtude, mas esperar tanto tempo pode ser desesperante.

Em palco, uma rapariga apressada surge em cena, e é convidada a contar esta história pelas personagens que no palco habitam: uma contrabaixista, uma marioneta, a luz, e um espaço por preencher. É neste movimento que, ao contar a história da rainha de Ítaca, a rapariga se lembra das histórias durante a guerra colonial, de que a tia lhe falava.

Numa narrativa que convoca todas as Penélopes, misturando a Mitologia com a História da Guerra Colonial Portuguesa, o espetáculo convida os espectadores jovens e adultos a olharem para o conceito de espera, onde Penélope, protagonista da ação, é símbolo de esperança e resiliência num tempo em que a velocidade toma conta dos nossos dias e a realidade parece uma ficção de guerras e anti-heróis.

 

Ficha Artística

Texto e encenação Nídia Roque Interpretação Nídia Roque e Sofia Queiroz Música e desenho de som Sofia Queiroz Apoio à criação Margarida Martins e Ricardo Arenga Cenografia e adereços Romana Preto Marioneta (Ulisses) Filipa Camacho/Museu da Marioneta Figurinos Nídia Roque Desenho de Luz Rui Seabra /Museu da Marioneta Fotografias de cena Bruno Simão Vídeo promocional e de registo Pedro Jorge Produção Ricardo Arenga/Teatro da Cidade, Oficinas de criação com o Serviço Educativo do Museu da Marioneta com a participação dos alunos do 3º ano da escola EB1, 72 Coprodução Museu da Marioneta/EGEAC, Teatro da Cidade

 

Bilhetes disponíveis brevemente.