Exposições

SOMBRAS Cursos de Fotografia e Cultura Visual e de Ciências da Comunicação | IADE - Universidade Europeia

Ramayana é o conto tradicional fundador da cultura hindu. A história do nascimento de Rama, do seu amor por Sita, da batalha com o demónio Ravana e da sua ascensão ao reino dos céus revela-nos uma narrativa plena de personagens ricas e surpreendentes nas suas múltiplas faces.

Sombras é uma nova interpretação do Ramayana, pegando em episódios deste conto milenar e explorando a relação entre o texto e a sua interpretação pela fotografia.

Emanado de um projeto que reúne os cursos de Fotografia e Cultura Visual e de Ciências da Comunicação, “Sombras” nasce de uma apresentação aos alunos do IADE – Universidade Europeia desta história milenar e da forma como os jovens de hoje, separados por séculos, quilómetros e culturas de distância, quiseram recontar esta história, realçando os seus momentos mais importantes e mais emotivos e deixando-se conquistar pelas histórias, pelo visual e pela estética desta história fantástica.

Numa celebração de criatividade e diversidade, Sombras é um exercício de estética e de narrativa, uma história por imagens, que presta ainda uma homenagem à arte do teatro de sombras, onde o Ramayana foi tantas vezes contado, representado e vivido.

A ligação com o Museu das Marionetas era assim, mais do que óbvia, essencial, criando um desafio à imaginação e à interpretação das diferentes linguagens que compõem o projeto.