Visitas e oficinas adultos

TEORIA E PRÁTICA NO TEATRO DE ANIMAÇÃO Miguel Vellinho (Cia PeQuod)

Acção pedagógica orientada para a manipulação à vista, a técnica mais usada pela premiada companhia Cia PeQuod, que propõe uma experiência prática com as ferramentas básicas da manipulação de bonecos e objectos.

Destinada a manipuladores, bonecreiros, estudantes de teatro, artes, professores, estudantes ou pessoas interessadas em conhecer e experimentar o universo da animação, esta oficina parte da compreensão dos quatro princípios básicos para qualquer tipo de manipulação: foco, nível, eixo e ponto fixo.

A manipulação à vista oferece uma grande organicidade nos movimentos do objecto manipulado, aproximando-o do movimento humano e extrapolando as suas possibilidades através da riqueza que a linguagem da animação permite.

Baseada em exercícios práticos, combinados com a transmissão de conhecimentos teóricos, as actividades conduzem o aluno à experimentação. Como parte do processo, o grupo é levado a construir, em aula, protótipos simplificados que serão usados para a execução do treino da manipulação. A condução das atividades estará a cargo do diretor da Cia PeQuod, Miguel Vellinho, e da actriz/manipuladora, Liliane Xavier.

Cia PeQuod

A Cia PeQuod é uma companhia brasileira que se dedica ao teatro de animação e que aposta no cruzamento de linguagens. Desde sua formação, a companhia vem apostando em experiências que têm resultados na renovação do teatro de animação e que têm reflectido uma aproximação entre o cinema, o teatro e a cultura pop contemporânea.

O grupo tem desenvolvido uma carreira consolidada, com elogios do público e da crítica, destacando-se nos principais festivais de teatro do país e construindo um sólido repertório, com reconhecimento nacional.

Ciclo MARIONETAS E OUTRAS FORMAS DE ENCANTAR