THE LOGIC OF MOVEMENT Formação de Stephen Mottram

«I think that an understanding of how movement tells the audience things, needs to be a big part of the development of all performance work with puppets.»

Um workshop sobre movimento – por que se movem os objectos da forma como se movem e como compreender o movimento ajuda o marionetista a comunicar, com sucesso, com uma plateia.

Os elementos que estão por trás do movimento são fáceis de identificar: respostas à gravidade, a necessidade de se mover de um lugar para outro, padrões de tensão e mudanças de ritmo ligadas a emoções, como medo ou prazer. E todos interpretamos continuadamente o movimento: julgamos a velocidade dos carros na estrada, identificamos alguém feliz ou triste, reconhecemos à distância os nossos amigos simplesmente pelo modo como andam.

A capacidade de descodificar essa informação reside no passado da humanidade. A selecção natural tem favorecido criaturas com boas estratégias de sobrevivência e saber o que significa o movimento à nossa volta tem sido essencial na sobrevivência da maioria dos seres. Como resultado, nós – humanos – decodificamos informações de movimento com um grau de sofisticação elevadíssimo.

No entanto, no teatro de marionetas, onde mover coisas é uma parte fundamental do que se oferece ao público, a maioria das vezes o movimento recebe pouca atenção consciente; na melhor das hipóteses, é suposto ser reproduzido pela capacidade intuitiva do manipulador.

Essa falta de atenção ao movimento como principal meio de comunicação no teatro de marionetas é, segundo Stephen Mottram, responsável por desempenhos muito aquém dos expectáveis. É fundamental que o marionetista se consciencialize de que cada movimento em palco transmite um significado. Frequentemente, para comunicarmos claramente com o público, precisamos reduzir a actividade de movimento de um boneco ao essencial, a fim de garantir que transmitimos a informação correta. Muitas vezes, a “intuição” do marionetista acrescenta detalhes de movimento que parecem certos, mas que de facto interferem na mensagem.

Compreender como o movimento transmite conteúdos à audiência é uma área essencial ao desenvolvimento de um espectáculo de marionetas – e esse é o tema desta formação.

Formação em inglês

The structure of the workshop will be:

1. Exercises and experiments, performed by individual participants or small groups.
  2. Small group projects and improvisations aimed at experimenting with or consolidating new knowledge.

1. Playing games together to loosen up and have fun.

1. Short discussions and pooling of group knowledge (as well as summing up of theoretical elements.) throughout the day.)

Our time together will be dedicated to building a conscious – rather than an intuitive – technique of puppet movement.

We will look at the way we take in information from things as they move. This study will include a detailed analysis of how human and animal bodies behave in locomotion. A large part of the work will be based on movement sequencing – how everyday movements often have a simple set of elements which we immediately identify in order to ‘see’ the movement.

We will look at many aspects of focus – how creatures demonstrate their consciousness. We will look at body language and the relationship between the mechanical and emotional basis of our movement.

We will practise movement counterpoint to enhance our movement performance; learn to be sensitive to different qualities of movement; learn to reproduce movement codes for the things around us.