Festivais

THE SEED CARRIERS STEPHEN MOTTRAM'S ANIMATA - Reino Unido

Horário: 24 e 25 de Maio 2010 – 21h30
Público-alvo: M/12 Duração: 50 min. Idioma: Sem palavrasTécnica: Marionetas e autómatos
Stephen Mottram, um dos grandes mestres da manipulação e construção de marionetas, volta ao FIMFA, depois de ter maravilhado o público na terceira e quinta edição do festival. Apresenta um espectáculo absolutamente imperdível, que se tornou um clássico do teatro de marionetas, ganhou diversos prémios internacionais e efectuou diversas digressões por dezoito países.
Imaginem uma raça de pequenas criaturas que se assemelham a humanos, mas que na realidade, são mais como insectos ou plantas. São os portadores de sementes: “The Seed Carriers”. Valiosos e vulneráveis, são criados para as sementes desenvolvidas no seu interior. Têm de desenvolver a sua astúcia para sobreviverem ao impiedoso sistema social em que vivem. Por isso, com a ajuda de máquinas fabulosas, disfarçam-se de pássaros, peixes e insectos. Acompanhadas pela música de Glyn Perrin, estas marionetas levam o público para um mundo belo e colorido, que se torna terrífico e obsessivo, conforme a nossa compreensão dos mecanismos que o regem começa a desabrochar.
“The Seed Carriers” desenrola-se dentro de um pequeno palco, de forma elíptica, fechado por cortinas pretas. Trata-se de uma parábola que invoca um mundo futuro, entregue a uma solução natural selvagem. Um espectáculo onde a musica e as artes visuais se unem numa narrativa hipnótica, claustrofóbica e melancólica, com um ambiente sombrio e misterioso.
Num estilo que reflecte influências de fontes tão diversas, como as pinturas de Hieronymus Bosch ou os filmes dos Irmãos Quay, o movimento e o som produzem uma experiência inebriante e emocionante. A música de Glyn Perrin é, por si própria, uma pintura acústica, o que acentua a tensão dramática. “The Seed Carriers” é uma parábola negra sobre um mundo em que a semente é mais valiosa do que a pessoa que a contém e a sociedade apenas existe para manter o processo de selecção natural.
Stephen Mottram’s Animata é uma das companhias de teatro de marionetas para adultos mais conhecida e respeitada internacionalmente, tendo ganho vários prémios com as suas produções. Stephen Mottram é um artista, artesão e marionetista.
Autoria e actor-manipulador: Stephen Mottram Música: Glyn Perrin Encenação: Melanie Thompson Cenografia: Jessica Shaw
Ciclo: FIMFA Lx10 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas