TODOS NÓS EXPOSIÇÃO SOLIDÁRIA DE ARTES PLÁSTICAS

Exposição conjunta de pintura, fotografia, escultura e tapeçaria. O lucro das vendas reverte a favor do Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais.

O Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, que dá apoio na área da educação especial, nomeadamente autismo, luta para angariar verbas. Nove Artistas plásticos juntaram-se aos esforços da Instituição e dos seus utentes e criaram peças únicas, que estarão disponíveis para compra na exposição solidária TODOS NÓS.

Inspirados no tema TODOS NÓS – as pessoas com necessidades especiais não são estranhas mas precisam de ajuda para progredir, Inês Carrelhas (tapeçaria), Fátima Mateus (pintura), Gonçalo Condeixa (escultura), Luis Pavão (fotografia), Lourenço Lomelino (pintura), Maria Ana Krupenski (pintura), Sebastião Lobo (escultura), Sofia Aguiar (pintura) e Tomás Colaço (pintura / instalação) cedem os direitos da venda das suas peças para o Instituto da Imaculada, para ajudar crianças e adultos que lutam diariamente para ter sucesso.

O Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, com sede na Junta de Freguesia da Estrela, é um instituto de orientação católica para pessoas com necessidades educativas especiais, que visa contribuir para o desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida dos utentes nas suas diversas dimensões, respeitando as condições individuais e a realidade pessoal e social de cada um.

O Instituto da Imaculada foi fundado em 1933, para dar resposta às necessidades educativas de crianças e jovens com deficiência auditiva. No final da década de 90, o Instituto começou a responder também a solicitações relacionadas com outras problemáticas, nomeadamente perturbações do espectro do autismo.

Hoje em dia, o Instituto dinamiza 3 valências: Educativa, Lar de Apoio e Centro de Actividades Ocupacionais.