Exposições

“Um PRINCÍPIO” FOTO-INSTALAÇÃO DE PAULA BENITO

Trata-se de um conjunto de fotografias digitais, instaladas em painéis ou isoladas, remetendo para o contexto histórico do Convento das Bernardas: de facto, a exposição, trata de “mulheres”, obedecendo à circunstância desta casa religiosa ter sido um convento feminino da Ordem de Cister (“Bernardas”). E trata de oferecer uma visão fragmentada da imagem da mulher, logo recomposta e reconstruída, associada a motivos de carácter formal e lírico. Como em anterior experiência fotográfica de Paula Benito, recapitula-se também a condição da natureza-morta (embora desconstruída), de resto, com uma tradição evidente entre a arte no feminino.
As montagens ou manipulações fotográficas de Paula Benito mudam e alteram a natureza do objecto fotografado. O objecto entra a maior parte das vezes em mutação. É esse jogo que a artista produz e que cabe ao espectador surpreender. Os objectos passam a fazer parte de outro universo ou de outros universos (no plural). São removidos do seu enquadramento “natural”, e são revividos como elementos desviados em termos funcionais (apenas porque nos lembram qualquer outra coisa, que não a sua objectualidade); ou são, ainda, incorporados numa “história” ou numa narrativa “em aberto”
Autora: Paula BenitoColaboração: Manuel Chaves,  José Guapo, Paulo Pereira
3ª a Domingo – das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas admissões 30m. antes da hora de encerramento)