Festivais

WORKSHOP “GUARATTELLE”: MARIONETAS TRADICIONAIS NAPOLITANAS Coordenação: Gaspare Nasuto

Destinatários: Marionetistas, professores, artistas plásticos, estudantes de teatro e actoresMáx. participantes: 10Idioma: Italiano e espanholLimite de inscrição: 13 de Maio
Gaspare Nasuto é uma verdadeira referência para todos os que querem conhecer os segredos das Guarattelle, marionetas de luva tradicionais napolitanas, que terão nascido em Nápoles por volta de 1500. Uma das suas principais características é a voz de Pulcinella, obtida através de uma palheta, um instrumento que o marionetista coloca no palato durante as representações. A este aspecto associa-se uma técnica exclusiva e surpreendente de movimentos e uma força de interpretação que tornam estes espectáculos inesquecíveis e incrivelmente actuais.
BIOGRAFIA: Gaspare Nasuto, considerado um dos grandes mestres desta tradição napolitana, iniciou a sua actividade em 1989 como marionetista e escultor. O seu percurso artístico situa-se entre a preservação da tradição oral das Guarattelle e a experimentação artística desta peculiar forma de teatro. Cinco séculos da arte das marionetas napolitanas fundem-se na sua companhia especializada também na construção de marionetas, esculpidas em madeira de aveleira e cerejeira, no cuidado com que construiu o seu castelet, na utilização da palheta e da moca. Participa regularmente em vários festivais internacionais e dirige diversos workshops de marionetas. Os seus espectáculos para adultos têm sido verdadeiras surpresas ao longo dos anos, como “Un Faust per Guarattelle a Se77e”, inspirado no filme “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman, ou “Aspetta Aspetta”, inspirado em “À espera de Godot”, de Beckett. Foi professor na Scuola di Pulcinella de Nápoles e é, actualmente, professor no Atelier delle Figure di Cervia em Emila Romagna e professor externo da Academia de Teatro de Osijek, na Croácia, onde é responsável pela cátedra de Teatro de Marionetas.
Ciclo: FIMFA LX9 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas