Nadagama – Máscaras e Marionetas do Sri Lanka

Exposição “NADAGAMA – Máscaras e Marionetas do Sri Lanka”, com espólio do coleccionador Francisco Capelo. Realizada em 2009.

Nadagama, é a expressão pela qual é designado o espectáculo ou exposição de marionetas que dure mais do que um dia, sendo uma das formas de teatro popular do Sri Lanka, com cerca de dois séculos de existência e que influenciou decisivamente o desenvolvimento do teatro nas suas diversas formas naquele país. Nesta exposição estiveram patentes diferentes tipos de máscaras, tanto do ritual Tovil, como do teatro Kolam, nas suas diferentes vertentes, humana, animal e sobrenatural. O conjunto de máscaras e marionetas apresentadas foi dos conjuntos mais completos e representativos de manifestações da cultura popular tradicional e do imaginário do Sri Lanka que se pode observar em território nacional e que este catálogo testemunha.