Passeio de Domingo – Diário da longa viagem de uma curta-metragem

Uma viagem pelos bastidores do filme de animação de José Miguel Ribeiro. Ano de 2009.

Catálogo da exposição realizada, em 2009, no âmbito da Monstra – Festival de Animação, acolhida pelo Museu da Marioneta. Nesta obra a marioneta é apresentada como uma linguagem que cruza diversas expressões artísticas, afirmando-se como uma arte eclética. Estando o cinema de animação ligado a todo este universo, integrando-se claramente no âmbito desta temática, a sugestão é a de uma (re)leitura da marioneta do ponto de vista pluridisciplinar. Aqui encontram-se esboços, desenhos, cenários, toda a preparação do produto final, todo o trabalho realizado “por detrás da cortina”, sob a forma de diário, do filme que por fim chegou aos ecrãs.