Teatro de Dom Roberto – um ano de reconhecimento

Resultado do empenho de marionetistas e Museu da Marioneta, a 24 de junho de 2021 o Teatro Dom Roberto passou a estar inscrito no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial. Esta forma de reconhecimento de manifestações culturais intangíveis chegou, então, finalmente, ao universo das marionetas, protegendo as representações tão particulares dos espetáculos de robertos. Tradicionalmente itinerantes e ao ar livre, as histórias protagonizadas pelos fantoches de luva tradicionais portugueses de cabeça de madeira são manipulados por marionetistas que lhes dão além de corpo uma voz estridente muito característica.

Um ano depois desta distinção quase uma dezena de roberteiros trazem as suas guaritas de chita ao claustro do Museu da Marioneta e festejam com público de todas as idades numa maratona de dia inteiro.

Maratona de Robertos no Claustro
25 de junho de 2022
Das 11h às 18h

Com os roberteiros e roberteira:

Fernando Cunha
Filipa Mesquita